A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

CORONAVÍRUS

09/06/2021 09:45

A+ A-

MS pode receber 3 mi de doses da Janssen e vacinar toda a população em 5 dias

O Conselho enviou ofício pedindo ao Ministério da Saúde que faça um estudo inédito imunizando todas as pessoas com mais de 18 anos em Mato Grosso do Sul

Difícil, mas não impossível! Com o anúncio do Ministério da Saúde de que o total de 3 milhões de doses da vacina contra a covid-19 da Janssen, com data de validade bem próxima, serão adquiridas, o Cosems (Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de MS) pediu em ofício que o quantitativo seja encaminhado ao Estado para imunizar toda a população com mais de 18 anos em 5 dias.

O Brasil terá no máximo 14 dias para aplicação das doses e o Conselho destacou a rapidez, logística e aplicação célere que vem sendo feita em todo o Estado. O pedido é para que o Ministério faça  um estudo inédito no mundo, ao imunizar todo um estado, além de garantir que as doses sejam efetivamente aplicadas e que não haja perda do imunizante. O ofício foi endereçado ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

"Solicitamos especial atenção de Vossa Excelência, em disponibilizar para o Estado de Mato Grosso do Sul imunizantes deste primeiro lote de 3 milhões de vacinas da Janssem para que possamos imunizar todos os habitantes de nosso Estado. O que possibilitaria ao Ministério da Saúde realizar um estudo pioneiro mundialmente, em vacinar todo um Estado."

No documento é indicado que o Estado é pequeno, com baixa densidade demográfica, e que no momento possui uma taxa de infecção elevada para que o efeito da vacinação possa ser avaliado mais rapidamente, e possui condições de realizar a pesquisa.

"Salientamos que caso Vossa Excelência decida em nos enviar este lote de vacina, isso agilizaria a distribuição, pelo Ministério da Saúde deste imunizante que possui um prazo curto de validade, e garantiria que não haveria perda do mesmo", disse o presidente do Cosems, Rogério Leite.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também