Menu
domingo, 17 de outubro de 2021 Campo Grande/MS
CORONAVÍRUS

Em MS, ultrafreezer vai ampliar armazenamento de vacinas contra covid-19

Objetivo é armazenar as doses da vacina da Pfizer, que precisam ser armazenadas por longos períodos em baixas temperaturas

12 maio 2021 - 14h06Por Rayani Santa Cruz

A Secretaria de Estado de Saúde instalou nesta quarta-feira (12) o ultrafreezer emprestado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), com objetivo de armazenar as doses da vacina contra covid-19 da Pfizer, que precisam ser alocadas por longos períodos em baixas temperaturas.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou que o Ultrafreezer é de extrema importância na continuidade do processo de imunização. “Diferente das outras vacinas que já estamos aplicando, a vacina da Pfizer necessita de condições especiais de armazenamento e o Ultrafreezer vai nos auxiliar na logística de armazenamento”, disse.

O reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), prof. Dr. Láercio Alves de Carvalho, ressaltou a importância da ajuda na universidade. “É motivo de orgulho para a UEMS poder contribuir com o aumento da capacidade de armazenamento das vacinas”, completou.

 O ultrafreezer foi instalado na Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica e vai ajudar na ampliação da capacidade de armazenamento de imunizantes, possibilitando a elaboração de estratégias de distribuição da vacina da Pfizer aos municípios.

O Campus da UEMS em Aquidauana emprestou um Ultrafreezer ColdLab CL580-86 para a Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiologia para auxiliar no armazenamento por longos períodos do imunizante da Pfizer.

O Ultrafreezer tem capacidade de 583 litros e pode ser resfriado até a temperatura de -86 ºC.

Mato Grosso do Sul já recebeu dois lotes das vacinas da Pfizer totalizando 21.060 doses. O primeiro lote com 7.020 foi disponibilizado somente para Campo Grande. O segundo lote com 14.040 foi distribuído aos 79 municípios, com orientação para aplicação imediata da vacina.

Os frascos da vacina da Pfizer podem ser armazenados até 5 dias em temperatura de 2 a 8 graus, que é a temperatura dos freezers das salas de vacina dos  municípios.

Ainda de acordo com o Portal do MS, as vacinas da Pfizer podem ser armazenadas até 15 dias em temperatura entre -15 e -35 graus e também podem ser armazenada durante seis meses em freezers com temperatura entre -65 e -90 graus.