A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
CORONAVÍRUS

03/06/2021 19:05

A+ A-

Espírito Santo recua sobre ajuda humanitária, mas São Paulo sinaliza receber paciente de MS

Geraldo Resende havia anunciado que ES poderia receber pacientes da covid-19 de MS

Apesar da expectativa da secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul de enviar pacientes da covid-19 para o Espírito Santo, o estado não realizará a ajuda humanitária neste momento. O anúncio é do governador Renato Casagrande (PSB), em publicação no Twitter.

“Necessário esclarecer que o Espírito Santo não vai receber, neste momento, nenhum paciente COVID de outro estado, como noticiado. Seguimos trabalhando e garantindo que todo capixaba tenha o atendimento necessário”, esclareceu.

Geraldo Resende havia anunciado tratativas com a secretaria estadual capixaba durante divulgação do boletim epidemiológico de ontem (2), no entanto sem especificar números de leitos de UTIs a serem disponibilizados.

Rondônia, por outro lado, recebeu uma paciente de Bonito de 41 anos e liberou mais nove leitos na capital, Porto Velho. O socorro durante o colapso do sistema público de MS é uma retribuição de ajuda dada em momento anterior da pandemia.

Nas redes sociais, a repercussão da declaração de Casagrande dividiu opiniões. Alguns eleitores concordam com o governador, que não é o momento de receber mais pacientes, enquanto outros acreditam que é sempre importante ajudar.

A maioria, no entanto, cobra que o governador do Espírito Santo se recuse a receber a Copa América. Mesmo que os jogos sejam sem público, infectologistas temem a chegada de mais variações do novo coronavírus ao Brasil.

Ajuda de outros estados

O secretário de MS, Geraldo Resende, explica que a situação também não é favorável no Espírito Santo neste momento, por isso o recuo, mas que as negociações com outros estados continuam.

“Houve uma mudança, mas vamos continuar as tratativas a nível de governador para que outros estados nos aceitem, com o encaminhamento de alguns pacientes da covid-19 para desafogar Campo Grande”, explicou.

Segundo Resende, a conversa com São Paulo está bastante avançada, com a possibilidade de envio de pacientes para cidades do interior, próximas da divisa, onde os pacientes podem ser transferidos através de transporte terrestre.

“Mas é preciso convencer a população a seguir com afinco os decretos municipais e dar a sua contribuição, principalmente neste feriadão, para que diminuam os eventos que contribuem com o crescimento de casos, com novos recordes de pacientes da covid”, completou.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024