A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

CORONAVÍRUS

28/07/2020 12:01

A+ A-

Estudo da UFMS mostra que, se contaminação continuar, Capital atingirá número de leitos em agosto

Dados indicam que uma pessoa infectada com a covid-19 pode passar para mais 1,7; propagação do vírus vai estender pico para 23 de setembro

Da UFMS (Universidade Federal de MS), os professores Erlandson Saraiva (Inma) e Leandro Sauer  (Esan) realizaram estudos e concluíram que se disseminação do novo coronavírus continuar a subir, Campo Grande vai superar o número de leitos clínicos disponíveis no dia 31 de agosto.

Outro dado preocupante é que uma pessoa infectada transmite a Covid-19 para 1,7 indivíduos, o que indica risco muito alto de propagação da doença. Neste caminho, o pico da doença vai se estender com previsão de chegar em 23 de setembro com 86.325 casos.

Esses indicativos foram incluídos no relatório semanal sobre a modelagem matemática das quantidades de casos confirmados da Covid-19 no estado e na Capital. “A informação sobre o número de reprodução da doença é obtido de acordo com a escala denominada de Covidímetro, proposta por professores da UFRJ”, expõem os pesquisadores.

Conforme o site da UFMS, os dados foram analisados entre 14 de março e 26 de julho. Os professores apontam que o mês de julho está sendo um mês muito crítico, com aumento significativo do número de casos; passando de 2.241 casos em 30 de junho para 8.883 casos em 26 de julho, o que significa um aumento de 296,39%.

Pico em 23 de setembro

Os 6.642 casos registrados somente no mês de julho representam 74,77% do total de casos confirmados.

“No gráfico, os pontos na cor azul sobre a linha vermelha mostram que desde o dia 89 (11/6/20) estamos em cenário de crescimento exponencial de casos. Infelizmente, se nada for feito para conter a proliferação da doença, continuaremos neste cenário por todo o mês de agosto. Somente no início de setembro que começará a diminuir, com pico estimado para 23 de setembro com 86.325 casos. Além disso, os dados mostram que a quantidade de casos dobra em média a cada 13 dias”, explicam os pesquisadores.

(Reprodução UFMS)

Leitos Clínicos

Conforme o modelo ajustado, a quantidade de indivíduos diagnosticados com a Covid-19 que precisarão de atendimento em leitos clínicos superará a quantidade de leitos disponível (341) no dia 31 de agosto.

Já com relação aos leitos de UTI, é estimado para 16 de agosto a superlotação. “Esses resultados mostram a necessidade de a população continuar seguindo as orientações de especialistas da área da saúde para se manter o isolamento social sempre que possível. Este procedimento é necessário para que as quantidades registradas em uma semana estejam sempre abaixo da curva estimada. Pois somente desta maneira obteremos o desejado “achatamento” da curva e evitaremos o colapso do sistema de saúde pública da cidade de Campo Grande”, avaliam.

Mato Grosso do Sul

No estado, o número de reprodução é de 1,2, conforme o Covidímetro, sendo estimado para o dia 10 de agosto o pico da doença.

Em 30 de junho eram 7.965 casos, e até ontem o número saltou para 21.514, com aumento de 170,11%.

As projeções do modelo Gompertz indicam colapso do sistema público de saúde no estado em relação aos leitos de UTI para 11 de agosto.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024