A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

CORONAVÍRUS

19/01/2021 16:18

A+ A-

Falta oxigênio também no Pará e cidade perde seis pacientes para covid

A área da saúde está em colapso no município, com a falta de oxigênio, leitos e medicamentos para os pacientes com o novo coronavírus

Apesar da esperança trazida pelo início da vacinação, a covid-19 permanece fazendo vítimas e ao menos seis pessoas morreram por asfixia nas últimas 24 horas, no município de Faro, no Pará. As informações são do site Uol.

Segundo a prefeitura, a área da saúde está em colapso no município, com a falta de oxigênio, leitos e medicamentos para os pacientes com o novo coronavírus. Faro fica na divisa com o estado do Amazonas.

Na comunidade de Nova Maracanã, pelo menos 34 pacientes estão hospitalizados. A situação também atinge as cidades vizinhas de Terra Santa (PA) e Nhamundá (AM). Na manhã de hoje, o prefeito Paulo Carvalho conseguiu comprar 20 balas de oxigênio em Santarém (PA), mas o estoque deve durar apenas dois dias.

Faro também costuma comprar suprimentos de oxigênio em Manaus, no Amazonas, mas as duas cidades estão em crise. " A demanda é maior que a quantidade, porque a produção está comprometida", diz Carvalho, referindo-se à crise na empresa White Martins, fornecedora de oxigênio hospitalar.

O Governo do Pará proibiu a circulação de embarcações vindas do estado do Amazonas em território paraense para evitar aumento da pandemia. Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde Pública informou que no Pará duas empresas são responsáveis pelo fornecimento de oxigênio, White Martins e Air Liquide.

Somente a empresa White Martins produz atualmente 58 mil m³ por dia, quantidade suficiente para o abastecimento de todo o estado. A Sespa afirma, ainda, que é responsabilidade das secretarias municipais de Saúde a manutenção de contratos e a aquisição do produto para abastecimento local.

Carregando Comentários...

Veja também