A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
CORONAVÍRUS

12/02/2021 11:28

A+ A-

Fiocruz realiza pesquisa sobre saúde mental dos profissionais de saúde; siaba como participar

Estudo busca entender de que forma a pandemia da Covid-19 impacta na saúde mental dos profissionais de saúde de Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal,

Pesquisa organizada e coordenadas pelas pesquisadoras Débora Dupas, da Fiocruz Mato Grosso do Sul, e Fabiana Damásio, diretora da Fiocruz Brasília, destaca preocupação com saúde mental dos trabalhadores na pandemia da covid-19. 

A pesquisa, intitulada, “O Impacto dos transtornos mentais no trabalhador e no trabalho em saúde no contexto da pandemia da Covid-19″, é voltada a enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos e dentistas. 

Conforme divulgado, o estudo busca entender de que forma a pandemia da Covid-19 impacta na saúde mental dos profissionais de saúde de Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, onde se encontram geograficamente os profissionais que necessitam de maior atenção e que estratégias de suporte ao sofrimento mental estão sendo eficazes.

“Sabemos que o processo saúde-doença dos trabalhadores tem relação direta com o seu trabalho, estão condicionados e determinados pelas condições de vida das pessoas e são expressos também pelo modo como vivenciam as condições, os processos e os ambientes em que trabalham”, afirma a pesquisadora Débora Dupas.

Além disso, ela explica que pela maneira como a doença se comportou em outros países e como vem se comportando no Brasil, acredita que o DF e o estado de MS apresentarão um número expressivo de profissionais de saúde com diagnóstico de estresse, depressão, ansiedade, resultando em licenças e afastamentos. 

“O que poderá refletir negativamente em suas vidas, mesmo após a pandemia, e no cuidado à população, especialmente aos infectados pelo novo coronavírus. Por isso pretendemos fomentar a produção de conhecimentos nesta área”, explicou.

O estudo é realizado em parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso do Sul (ESP/MS), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, buscando dar respostas e colaborar para o enfrentamento da Covid-19 no Centro Oeste, além de fortalecer a produção de conhecimento na região.

Para participar, clique aqui. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024