Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
CORONAVÍRUS

Área técnica da Anvisa recomenda aprovação de uso emergencial de vacina do Butantan

Gerente-geral ponderou uso devido ao crescente número de casos e mortes pela doença

17 janeiro 2021 - 11h20Por Nathalia Pelzl

A área técnica da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou a aprovação do uso emergencial da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan e o laboratório Sinovac, durante reunião da agência neste domingo. 

O gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes, afirmou que a vacina CoronaVac teve o dado de imunogenicidade considerado não adequado, porém, diante da necessidade brasileira, a aprovação do imunizante seria o indicado. 

Entretanto, Gustavo Mendes afirmou que recomenda aos diretores a aprovação da CoronaVac.

"A recomendação, como área técnica, é que, tendo em vista o cenário da pandemia, aumento do número de casos e ausência de alternativas terapêuticas, a gerência recomenda a aprovação do uso emergencial da CoronaVac, com acompanhamento das incertezas que ainda temos e reavaliação periódica." 

"Os dados fornecidos de imunogecidade da Coronavac não são quantitativos, são qualitativos e, por isso, não foram considerados adequados pela Anvisa. É um pacote de informações que precisa ser enviado, esse dado é fundamental", ressaltou. 

"Não foram apresentados os resultados da avaliação de imunogenicidade ao longo do tempo para esse estudo, de acordo com o que era esperado e definido no protocolo" e que "o único resultado apresentado não foi considerado adequado para avaliação e conclusão". Para o aval ser confirmado, porém, ainda falta a votação dos diretores do órgão federal, o que deve ocorrer nas próximas horas.