Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
COVID-19

Além do estoque, MS prepara compra de mais 7, 7 milhões de seringas e agulhas

Para ajudar, Camex decidiu zerar o imposto de importação desses itens até 30 de junho

15 janeiro 2021 - 13h00Por Nathalia Pelzl

No início da semana, o Ministério da Saúde afirmou que Mato Grosso do Sul e mais 6 Estados brasileiros não teriam estoque suficiente para imunizar a população contra à covid-19. 

De acordo com o Ministério da Saúde, Mato Grosso do Sul tem um total de 162.800, contudo, a informação foi negada pela SES, Secretaria de Estado de Saúde, que informou que o Estado possui em estoque de 2,5 milhões de seringas e agulhas, considerando os estoques existentes na Coordenadoria Estadual de Imunização e já nos almoxarifados dos 79 municípios.

Além disso, O Governo do Estado possui dois processos em andamento para aquisição dos insumos, sendo um para aquisição de 740.689 mil seringas e agulhas e outro de R$ 7 milhões para aquisição dos mesmos insumos. 

É válido pontuar que o Comitê-Executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex) também decidiu zerar o imposto de importação desses itens até 30 de junho. 

Até agora, esses produtos pagavam 16% de alíquota para entrar no país. A Camex também suspendeu, até o fim de junho, uma sobretaxa aplicada para as seringas descartáveis importadas da China.

A vacinação está prevista para ser iniciativa no dia 20 de janeiro, quarta-feira da semana que vem.