A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

CORONAVÍRUS

06/08/2020 13:28

A+ A-

Hospitais vão ter núcleos de vigilância epidemiológica para monitorar covid-19

Criação do núcleo é obrigatória para hospitais públicos e privados

A partir de agora, os hospitais públicos e privados serão obrigados a implantar um Núcleo de Vigilância Epidemiológica para monitorar a covid-19 em Mato Grosso do Sul. A determinação foi divulgada na Resolução 54, da Secretaria de Estado de Saúde, no Diário Oficial.

As equipes deverão ser compostas, minimamente, por um técnico com conhecimento em vigilância epidemiológica e por um coordenador de nível superior na área da saúde, com conhecimento em Saúde Pública ou Vigilância Epidemiológica, o qual responderá tecnicamente e administrativamente.

Segundo a gerente técnica estadual dos Núcleos de Vigilância Epidemiológicas Hospitalares, Danielle Martins Tebet, é preciso agilizar as informações. “Os dados, as investigações e os métodos de contenção da pandemia e o apoio para coleta de amostra, sempre com olhos voltados para notificações de doenças compulsórias”.

Os núcleos devem ser instalados em local adequado, com computador conectado à linha telefônica e internet e com capacidade para instalação dos programas e sistemas de informação recomendados pelo Ministério da Saúde.

Segundo a SES, o grupo será responsável pela busca ativa dos pacientes internados ou atendidos em unidades de urgência e emergência e ambulatoriais para detecção de doenças, agravos e eventos de saúde pública de notificação compulsória.

Eles deverão notificar aos gestores municipais e estaduais os casos de doenças, agravos e eventos de saúde pública de notificação compulsória detectados no ambiente hospitalar; definir e implementar um sistema de busca ativa para detecção, notificação e colaboração na investigação dos óbitos maternos declarados, de mulher em idade fértil, infantil e fetal, nos termos das portarias vigentes.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024