A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

CORONAVÍRUS

07/04/2021 16:00

A+ A-

Pacientes com covid estão morrendo mais rápido, diz levantamento em MS

Infectados que lutavam por 15 dias em hospitais, hoje morrem em dois dias com novas variantes do vírus

Com a circulação de novas variantes do novo coronavírus, a covid-19 vem se mostrando mais letal em Mato Grosso do Sul. É o que mostra levantamento do Sivep (Sistema de Vigilância Epidemiológica), realizado pela Secretaria de Estado de Saúde.

Dados dos hospitais de referência do Estado mostram que na primeira semana epidemiológica analisada, a partir de 1º de fevereiro, pacientes diagnosticados com a doença ficavam, em média, 14,2 dias hospitalizados antes de irem a óbito.

A média se manteve em certa constância até a sétima semana, quando os doentes passaram a ficar cerca de 12,9 dias internados antes de perder a batalha para a covid-19. A situação ficou muito preocupante a partir da décima semana. Três semanas depois, de 28 de março a 3 de abril, a média de internação das vítimas fatais passou a ser de 2,3 dias.

A Secretaria Estadual de Saúde destaca que os dados podem variar conforme a chegada de novas informações. Questionada sobre relação com o caos na saúde com a falta de leitos e baixa nos estoques de remédios, a Secretaria esclarece que o levantamento mostra a letalidade da doença para pacientes que foram devidamente assistidos pela Saúde de Mato Grosso do Sul.

O uso de remédios do chamado 'kit covid' tem se mostrado ineficaz no combate à doença e o único meio comprovado de frear a pandemia é com a vacinação em massa. No entanto, a distribuição de imunizantes ainda depende do Ministério da Saúde. Ontem (6), o Congresso Nacional a aprovação de compra de vacinas também por empresas privadas.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024