Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
CORONAVÍRUS

Mato Grosso do Sul confirma primeiro caso da Ômicron

Jovem de 24 anos não viajou para fora do estado e apresentou sintomas leves, mas que sequenciamento genético detectaram a variante

14 janeiro 2022 - 15h47Por Vinicius Costa

A SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde) comunicou na tarde desta sexta-feira (14) que confirmou o primeiro caso da variante ômicron em um paciente sul-mato-grossense.

Uma jovem de 24 anos apresentou sintomas característicos da doença no dia 3 de janeiro, mesmo sem ter viajado para fora do estado. Com sintomas leves, como tosse, coriza e fraqueza, a paciente não precisou ser internada.

Segundo a SES, ela procurou uma rede privada para fazer o teste RT-PCR em um laboratório na cidade de Ivinhema, que enviou o sequenciamento genômico através da rede para Belo Horizonte, em Minas Gerais, tendo o resultado confirmado para a variante nesta sexta.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, explica que já havia suspeita que a variante Ômicron estivesse presente no Estado.

“O aumento de casos que temos registrado desde o início do ano em Mato Grosso do Sul pode estar associado a variante Ômicron. Por isso, nós pedimos que quem ainda não se vacinou, vacine-se! Conclua o seu esquema vacinal”.

Ainda de acordo com a secretaria, pelo menos 854 casos positivos da covid-19 foram registrados nesta sexta-feira, além de três óbitos.

Diante da confirmação do primeiro caso da Ômicron no Estado, a Secretaria de Estado de Saúde, orienta a população a usar a máscara da forma correta, cobrindo todo o nariz e a boca. Higienizar as mãos sempre que possível com álcool ou com água e sabão e evitar aglomerações mantendo o distanciamento físico.