Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
CORONAVÍRUS

MS bate novo recorde de internados e Geraldo Resende cobra 'medidas corajosas'

“Não há leitos. É o maior número de internações hospitalares desde início da pandemia... Onde for possível abrir leito, nós abriremos”, pontuou secretário estadual de Saúde

10 março 2021 - 11h22Por Nathalia Pelzl

Ao anunciar novo recorde de pacientes internados desde o início da pandemia – são 754 sul-mato-grossenses nesta condição – o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, destacou que Mato Grosso do Sul vai fazer o máximo para polpar vidas. 

A declaração foi durante divulgação do boletim epidemiológico nesta quarta-feira (10). 

“Não há leitos. É o maior número de internações hospitalares desde início da pandemia... Onde for possível abrir leito, nós abriremos”, pontuou. 

Segundo ele, atualmente, apenas Corumbá possui leitos sobrando, no entanto, a transferência de pacientes é fora de logística.

Além disso, ele pontuou que o Estado está em parceria com os municípios, focados na abertura de novos leitos.

Nesta semana, ainda conforme Resende, já foram implantados mais 5 leitos no hospital da Universidade Federal da Grande Dourados e a ideia é que mais 5 sejam implantados no hospital particular da cidade. 

Além disso, também está previsto mais 10 leitos para Três Lagoas, 5 em Aparecida do Taboado, 3 em Coxim. 

Irritado, Resende destacou que é fantasioso dizer que Campo Grande está recebendo e tratando pacientes do interior e, por isso, o cenário de lotação. 

“Se no passado existe essa lógica, hoje a maioria dos pacientes do interior está sendo tratada no interior”, pontuou. 

Aproveitando o espaço, o titular da pasta esclareceu que não adianta os esforços e abertura de leitos por parte das autoridades, se faltar medidas duras e consciência.

“Não basta só abertura de leitos da UTI, precisamos de ter medidas vigorosas, corajosas, pra gente poder evitar mortes. O Estado de MS fez e faz opção pelas vidas, nós, desde o começo da pandemia, dizemos e estamos nesse caminhar pela ciência”. 

Ele ainda citou que logo deverá ser publicado decreto com a mudança de horário do toque de recolher, que passa a ser das 20h às 5h em MS. 

Geraldo declarou que os municípios têm a liberdade de escolher, mas que, durante a entrega de ônibus escolares nesta semana, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, PSD, pontuou que seguiria o que o estado decidisse.