Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
CORONAVÍRUS

Secretário alerta para baixo estoque de ‘kit intubação’ para pacientes graves em MS

O problema é grave devido ao aumento de pessoas hospitalizadas que precisam de leitos de UTI, especialmente vítimas da covid-19.

12 agosto 2020 - 11h48Por Diana Christie

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, fez um alerta para a baixa nos estoques de relaxantes neuromusculares, usados para a intubação de pacientes. O problema é grave devido ao aumento de pessoas hospitalizadas que precisam de leitos de UTI, especialmente vítimas da covid-19.

“O estoque desses medicamentos está muito baixo. A gente tem feito várias cobranças junto ao Ministério da Saúde para que nos envie esses medicamentos e fazendo também os processos de licitação. As indústrias farmacêuticas do Brasil estão com sua capacidade máxima de fabricação desse medicamento, [estão] esgotadas”, enfatiza.

Segundo o secretário, a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) está intermediando negociações para compra desses medicamentos, que estão sendo utilizados no mundo todo. No entanto, prevalece o alerta para que a população ajude a diminuir o contágio do novo coronavírus com medidas sanitárias e distanciamento social.

“Estamos chegando ao nosso patamar máximo de construção de novos leitos. Porque vamos esbarrar no desafio de conseguir recursos humanos [...] para manuseio de equipamentos e tratamento dos pacientes em leitos de UTI”, recorda Resende, que participou de live nas redes sociais, nesta quarta-feira (12).