A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

CORONAVÍRUS

30/06/2021 19:00

A+ A-

Prefeitos dos 13 municípios da fronteira terão de ficar 'de olho' no turismo de vacinas

As cidades localizadas na fronteira com Mato Grosso do Sul receberão imunizantes para vacinação em massa; SES faz a orientação

Pesquisa e imunização em massa acontece em 13 municípios que fazem fronteira com outros países em Mato Grosso do Sul. O Ministério da Saúde vai enviar 165.500 doses da Janssen para vacinar, mas também surge uma preocupação: o possível 'turismo de vacinas', já que as cidades são fronteiriças.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) ainda aguarda informações sobre a data de envio dessas doses, mas foi questionada pelo TopMídiaNews sobre os riscos desse comportamento em que moradores de países vizinhos se desloquem às cidades apenas para vacinar. 

Em resposta, a SES afirmou que "está orientando as prefeituras para que tomem medidas e aumentem a vigilância a fim de evitar o chamado 'turismo da vacina'". A secretaria pontua que a "organização dessas medidas fica a cargo de cada município".

Isso quer dizer, que os prefeitos podem se organizar da maneira que acharem adequado, seja com pedido de comprovante de residência, identidade e/ou cartão do SUS na hora de vacinar.

Exigirá comprovante de residência e cadastro

Em Corumbá será obrigatório apresentar comprovante original de residência, assim como realizar o cadastro no site http://sisms.corumba.ms.gov.br/coronavirus/, e no momento da vacinação  a pessoa deve apresentar comprovante de endereço, documento de identificação pessoal com foto e cartão do SUS, todos originais.

A prefeitura de Corumbá informou ainda que, as pessoas que não residem no município e que se utilizam de meios para serem beneficiados pela vacinação em massa com a inserção de informação falsa no cadastro de vacinação incorrerá no crime de falsidade ideológica, previsto no Artigo 299 do Código Penal Brasileiro.

Da mesma forma, estará sujeito a multa de até 1200 (um mil duzentos) UFERMS, aproximadamente R$ 50 mil, e caso seja servidor público, será o dobro, conforme a Lei Estadual nº 5636 de 15 de março de 2021.

Caso a inconsistência/irregularidade cadastral for averiguada no momento da imunização, além de não ser vacinado será acionada a Polícia Civil/Militar para os procedimentos cabíveis.

O estudo

As doses da Janssen, equivalente a 5% da reserva técnica são para realização de estudo de efetividade da vacina. O estudo está sendo capitaneado pelo infectologista Júlio Croda através do grupo VEBRA COVID-19, que tem o apoio da Opas e é composto por diversas instituição, como Fiocruz, UFMS, Stanford university, Yale university, Instituto de Salude Global de Barcelona, Universidade da Florida, entre outras.

É necessário que toda a população acima de 18 dessas cidades sejam vacinadas para avaliar o impacto e efetividade da vacina. O número de doses e as cidades escolhidas seguiram critérios técnicos.

Os municípios que vão fazer parte do estudo de vacinação em massa são Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Corumbá e Ladário.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024