Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Cultura

Após esquentas, vem aí a maior festa do Cordão Valu

Este ano o Cordão Valu irá homenagear os 70 anos de fundação do Afoxé Filhos de Gandhy, um dos grupos mais tradicionais do Carnaval de Salvador

25 fevereiro 2019 - 16h01Por Da redação / Assessoria

Encerrada a temporada de pré-carnavais, no dia 23 último, o Cordão Valu, o mais tradicional grupo do Carnaval de rua de Campo Grande, volta agora todas as suas atenções para as duas festas do Cordão, nos dias 2 e 5 de março, sábado e terça-feira da Folia de Momo, na Esplanada Ferroviária. Em cumprimento ao acordo feito com o Ministério Público Estadual (MPE), os dois eventos terão início às 14 horas, com encerramento às 22 horas.

No Carnaval 2019, o Cordão Valu, irá homenagear os 70 anos de fundação do Afoxé Filhos de Gandhy, um dos grupos mais tradicionais do Carnaval de Salvador. No ano, passado, o Cordão homenageou o centenário do carioca Bola Preta. As duas apresentações do Valu, são totalmente gratuitas. 

O desfile

Para o Cordão Valu, a festa do próximo sábado, 2, é a mais importante, uma vez que nela, há o desfile do grupo pelas vias do centro da cidade, a partir da Esplanada. A concentração dos foliões para este 13º desfile consecutivo do Valu, terá início às 14 horas. Às 15h, a Charanga do Cordão ampliada, com dez músicos, responsável por puxar o desfile, fará um esquenta para o público que já se encontrar na área.

De cima de uma carreta de som, às 16h a Charanga, tocando as antológicas marchinhas de Carnaval, dará a largada ao cortejo, que percorrerá o seguinte trajeto: Rua General Melo, Rua Antônio Maria Coelho, Avenida Calógeras e Rua Rui Barbosa; e retornará pela Avenida Mato Grosso, Rua 14 de Julho, encerrando na Rua General Melo, na Esplanada. O desfile deverá ter duração de 1 hora e meia. 

Como já é notório no Cordão, o desfile é aberto a todas as pessoas que gostam de carnaval. Como acontece em todas as edições, famílias inteiras, crianças, jovens, adultos e idosos, saem no cortejo, a maioria com fantasias, uma tradição no Valu, porém o item não é obrigatório.

Após o desfile, terá início o show, com a apresentação da  bateria da Escola de Samba Igrejinha. O cantor Edir Valu, especialista em samba tradicional, encerrará a noite. Em sua apresentação, Edir irá homenagear o Afoxé Filhos de Gandhy. O artista cantará alguns mantras do grupo baiano. Na terça-feira (5) o Sampri é que prestará a homenagem ao Afoxé da Bahia.

Carreta de som, a surpresa

Conforme acordo com o MPE, este ano os eventos na Esplanada não terão palco, para facilitar a circulação dos foliões, pelo local. As apresentações dos artistas nos shows programados para as duas festas do Cordão ocorrerão sobre uma carreta de som, contratada pelo Valu, porém as suas características são mantidas em segredo pela coordenação do grupo, para ser uma surpresa ao público.

Uma coisa é certa. O som emitido a partir da carreta será de altíssima qualidade. Além disso, várias torres de som serão espalhadas pela Esplanada, para garantir que todo o público possa ouvir bem, as apresentações musicais.

Infraestrutura

Para proporcionar comodidade e segurança aos foliões que forem aos dois eventos do Cordão Valu no Carnaval da Esplanada, toda uma infraestrutura foi preparada para que as festas transcorram com tranquilidade.

Além da presença de policiais militares, da Guarda Municipal, dos Bombeiros, de brigadistas e seguranças privados, o local contará ainda com um posto da Secretaria Municipal de Saúde, que terá corpo médico e ambulância; com um posto da Cruz Vermelha; e com Conselho Tutelar.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), serão disponibilizados 100 banheiros químicos na Esplanada Ferroviária, número considerado insuficiente pela direção do Valu, para atender a demanda de público que, este ano, deve passar dos 30 mil foliões em cada uma das duas festas do Cordão. A prefeitura prometeu que, logo após o encerramento dos espetáculos, terá início a limpeza da área.