Menu
terça, 24 de novembro de 2020
Cultura

Ariadne Cantu lança hoje, na Capital, livro que retrata violência no universo dos adolescentes

Lançamento

23 outubro 2013 - 06h35Por Ana Rita Chagas

A Procuradora de Justiça e escritora, Ariadne Cantu lança nesta quarta-feira (23) a obra “ Mãos ao Alto! Passe o boné!” pela editora Alvorada. O evento acontece às 19h30, no Museu de Arte Contemporânea.

Com linguagem informal, a obra apresenta uma reflexão sobre o tema que tem chamado atenção na mídia: violência versus adolescência. “Minha vivência na área da infância e juventude me proporcionou um prisma muito privilegiado de toda esta problemática, que perpassa sempre por problemas de estrutura social de apoio, preparação da escola e acompanhamento da família”, analisa.

Na história, o personagem principal, Diana, uma linda menina que mora na periferia, tem dificuldades financeiras, sofre com a falta de carinho da mãe e acaba conhecendo o mundo do crime. “Acompanhei muitas ‘Dianas’ na vida real. Diana é uma menina pobre que sonha em ter uma vida melhor para si e sua família e vive conflitos familiares típicos de sua idade. Para se proteger, usa a violência como instrumento e acaba se dando mal”, explica a escritora.

Tema – Segundo Ariadne Cantu, a violência e os problemas de conduta antissocial do adolescente fazem parte de uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos pais e professores. Ariadne acredita que “Mãos ao Alto! Passe o boné!” provocará uma reflexão sobre todas as nuances que envolvem a vida do adolescente, que é  exposto a situações de violação de direitos, tanto familiares, quanto sociais e econômicos. “A adolescência é caracterizada por ser um período de muitas transformações físicas e emocionais e os contextos sociais compõem um universo muito potencializador de conflitos para eles”, considera a escritora.

Obras - A experiência literária já conferiu a Ariadne outros livros de sua autoria dentre os quais destacam-se: “Enquanto Mamãe não Vem”, “Planeta dos Carecas”, “30 Dias”, “Garatujas” e “O Barato das Baratas”. “Acho que a leitura proporciona uma reflexão que sempre aponta um caminho e este caminho pode ter muitas direções”, conclui.

Leia Também

Está faltando cerveja no mercado: bebida começa a faltar no Brasil
Geral
Está faltando cerveja no mercado: bebida começa a faltar no Brasil
Vendedor diz que guarda municipal faz concurso a “nível macaco” e se dá mal
Polícia
Vendedor diz que guarda municipal faz concurso a “nível macaco” e se dá mal
Senador é suspeito de estuprar jovem depois de festa em São Paulo
Política
Senador é suspeito de estuprar jovem depois de festa em São Paulo
Geraldo Resende alerta para novo aumento de casos da covid em MS
CORONAVÍRUS
Geraldo Resende alerta para novo aumento de casos da covid em MS