A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Cultura

19/05/2016 13:26

A+ A-

Arquiteto ensina 'artes do cuidado' para vivermos e morarmos melhor

Acorda. Toma café da manhã. Deixa o filho na escola. Vai para o trabalho. Almoça. Volta para o trabalho. Busca o filho. Retorna pra casa. Dá uma ajeitada na casa. Prepara o jantar. Come. Dorme... Nesse ritmo frenético, diário, não temos zelado por nós e nem por nossas casas como poderíamos. Os costumes de trato e cuidado, herdados de nossos avós, têm se perdido com o tempo. Com livros publicados e cursos com foco no cuidado com a nossa vida, com as nossas várias ‘casas’ (corpo, vestuário, morada, cidade, planeta...), o arquiteto e escritor Carlos Solano vem a Campo Grande-MS nos ensinar a viver e morar melhor em nossas moradas, nos dias 20 e 21 de maio, com o curso ‘Terapias da Casa’.

 

No dia 20, sexta-feira, haverá uma aula inaugural, com inscrição gratuita, um encontro no qual Solano falará sobre as Terapias da Casa, propondo uma pequena vivência para os participantes e; autografando seus livros ‘Casa Natural’, ‘Nossas Árvores – O resgate do sagrado’ e ‘Feng Shui – Arquitetura ambiental’. Já durante o dia 21, sábado, acontece o curso Terapias da Casa, com inscrições pagas.

 

A proposta do curso é apresentar formas positivas de estimular a vida, por meio dos ambientes em que vivemos. Para Solano, a casa não é apenas um abrigo, mas uma outra expressão de si, um espelho de si próprio: “Pessoa e casa dialogam constantemente e as terapias da casa (um ramalhete florido, cores significativas, pedras fundamentais, aromas, músicas especiais, versos, orações e etc) nos ajudam a positivar o ambiente, o que pode repercutir positivamente na vida pessoal e familiar”.


As Terapias da Casa são “artes do cuidado”, que nos ajudam a morar e viver melhor. “No curso, vamos descortinar o significado das cores (Cromoterapia), dos aromas (Aromatologia), das plantas e flores (Terapia do verde), das formas (Geometria Sagrada), buscando a saúde ambiental (Radiestesia e Feng Shui - uma medicina do ambiente). Sintetizo o imenso universo das terapias da casa em toques que podem ser aplicados pela pessoa leiga facilmente. Além das terapias citadas, Geoterapia, Musicoterapia, Terapia das Madonas, Arteterapia e Hoponopono ajudam a compor um receituário raro de ser encontrado assim, reunido”, conta.

 

O arquiteto afirma que com pequenas atitudes em nosso dia a dia podemos melhorar a qualidade de nossas casas. Ao plantarmos árvores (faxineiras do ar) estamos cuidando da nossa casa-cidade e ao reciclarmos o lixo, zelando pela nossa casa-planeta, por exemplo. Não é preciso ser especialista na área, qualquer pessoa pode participar do curso e aplicar os ensinamentos. Solano costuma dizer que ‘saber’ e ‘sabor’ são palavras que se relacionam, ‘Só sei o que saboreio’; para o arquiteto, é necessário ‘saborear’ (vivenciar) o conhecimento para assimilá-lo melhor. “No curso, cada pessoa irá trabalhar a planta da própria casa, aplicando cada terapia, à medida que for apresentada, numa simulação do que pode acontecer na casa real”, completa.

 

Solano é sul-mato-grossense de nascença, da cidade de Bela Vista-MS, mas foi criado em Belo Horizonte-MG. Já esteve na capital diversas vezes com seus diferentes cursos e mantém uma relação muito especial com a cidade: “Sinto uma ligação profunda com Campo Grande-MS, onde me impressiono com a dimensão do céu (onde voam araras coloridas), com a presença do verde (praças e árvores monumentais), com o trânsito bom, ruas largas e limpas, com um povo gentil”.

 

O curso tem linguagem acessível, metodologia dinâmica; é repleto de vivências estimulantes e partilha de uma visão positiva da vida. “A casa não é feita apenas de tijolos, mas de intenções, vivências, experiências, significados, memórias... Imagine em que tipo de mundo gostaria de viver. Vamos aprender a representar isso em objetos e cuidados em geral com a nossa casa e a nossa vida”, finaliza Solano.

 

Serviço: A aula inaugural é gratuita e acontece no dia 20 de maio, a partir das 19 horas. O Curso Terapias da Casa acontece no dia 21 de maio, das 9h às 18 horas. O valor da inscrição para o curso é de R$ 350 (à vista) ou, parcelado em 2x de R$ 188. Quem já fez algum dos cursos de Carlos Solano têm 5% de desconto. Há ainda a “Indicação Premiada”, para cada acompanhante há um desconto especial de 10% sobre o valor de inscrição do amigo que indicou.


Os dois eventos acontecem no Espaço Om Namastê, localizado na rua Antônio Maria Coelho, no 2792.  Inscrições na loja Om Namastê, na rua Bahia, no 837, A. Mais informações (67) 9287-6433.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias