PREF DE RIBAS - JULHO 2025

segunda, 14 de julho de 2025

Busca

segunda, 14 de julho de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cultura

16/04/2014 14:14

Carlos Alfeu e Jairo Lara abrem temporada do CenaSom com a estreia de 'Instrumental Polka-Choro'

Nova Temporada

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul abre no dia 24 de abril (quinta), às 20 horas, no Teatro Aracy Balabanian, a temporada 2014 do projeto CenaSom com os músicos Carlos Alfeu e Jairo Lara, que estreiam o show  “Instrumental Polka-Choro". O evento tem duração aproximada de 80 minutos e classificação livre.


Com intensa atividade cultural o duo Carlos Alfeu e Jairo Lara, que conta com dois anos de formação, já se apresentou em renomados espaços culturais de Mato Grosso do Sul: Teatro Aracy Balabanian (Quarta Erudita - 2012), Projeto Sesc Cultural nas escolas (Sesc MS - 2012), Palácio Popular da Cultura (representando os artistas do Estado na entrega do V Kit Difusão Cultural - 2012), Estúdio 104 (2013) e o programa televisivo da EBC (Empresa Brasil de Telecomunicações), resultando em CD e DVD com peças autorais.


O trabalho dos violonistas se estende além dos tradicionais choros, modas e serestas típicas do repertório violonístico brasileiro. Embarca também em polcas paraguaias, baião, chamamés e sambas numa combinação de violão de 6 cordas e de 7 cordas em arrebatadoras interpretações, improvisos e temas próprios.


O espaço para a música autoral também é um dos grandes diferenciais desta formação e estará presente na apresentação no CenaSom, que contará ainda com as participações especiais do maestro Eduardo Martinelli (violão de 7 cordas) e Ivan Cruz (pandeiro e bandolim).


“Divulgando a música instrumental o duo tem o propósito de manter viva a raiz da nossa música brasileira e regional, além de apresentar uma nova tendência nesta área com composições que buscam a identidade sul-mato-grossense em gêneros variados”, explica Carlos Alfeu.


Formado em Música e Jornalismo, a relação de Carlos Alfeu com a música e o violão tem mais de dez anos. Passou por grandes mestres do instrumento até atingir a maturidade atual, mas ainda busca a utópica perfeição entre congressos, simpósios e apresentações de seus artigos em eventos da área. Já participou de shows com vários artistas regionais e apresentou-se recentemente em Ilha da Madeira, Portugal, tendo a música genuína brasileira como linha de frente.


Engenheiro Agrônomo, Jairo Lara tem uma carreira sólida em Mato Grosso do Sul. Considerado o primeiro a introduzir o violão de 7 cordas no Estado, o músico tem na ponta dos dedos fraseados e improvisos que tornam dele referência no instrumento. Integrante do grupo Acaba, que tem como objetivo manter viva a cultura regional há mais de 20 anos, apresentou-se em Cuba em 1999.

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias