TJMS MARÇO 2024
Menu
terça, 19 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Cultura

Cartilha e vídeo sobre história de Campo Grande promovem resgate de identidade cultural

Foi lançada ontem (14) a Cartilha Conceitos de Patrimônio Cultural e o vídeo “Imagens para a História”

15 maio 2019 - 17h59Por PMCG

Na busca de promover um resgate da identidade cultural da população, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) fez o lançamento da Cartilha Conceitos de Patrimônio Cultural e do vídeo “Imagens para a História”. O material, que aborda os patrimônios culturais da Capital sul-mato-grossense, foi apresentado nessa terça-feira (14), durante o evento de lançamento da 17ª Semana de Museus, em evento na Plataforma Cultural. A ideia é de que esse material contribua para contar a história de Campo Grande.

Durante o evento, que contou com público aproximado de 250 pessoas, a Gerente de Patrimônio Cultural da Sectur, Lenilde Ramos afirmou que fica explícito o valor do acervo do Arquivo Histórico de Campo Grande (Arca). “Ao assistir o vídeo a gente consegue valorizar este órgão que muito faz pela preservação da nossa própria história”, disse.

Tanto a cartilha quanto o vídeo foram criados como medida compensatória à demolição de um imóvel da década de 1940, no qual funcionou um armazém conhecido como “Vai ou Racha”, desde quando o Bairro São Francisco era conhecido por Bairro do Cascudo. Nos últimos anos, o “Vai ou Racha” funcionava como bar, até que foi demolido em 2017, e hoje o espaço abriga uma farmácia.

De acordo com a Sectur, o material levou dois anos para ser finalizado, sendo que todo o texto foi criado pela própria Secretaria.  O resultado são materiais que funcionam como ferramentas educacionais para auxiliar universitários, estudantes e pesquisadores.

A Cartilha, que foi distribuída durante o evento de lançamento, será doada à escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme), aos cursos de história e arquitetura das Universidades e Instituições, além de outros locais que trabalham o tema Patrimônio Cultural. As oito escolas que participam do Projeto de Educação Patrimonial devem ser as primeiras a receber o material.

Com tiragem de mil exemplares, a Cartilha estará disponível para download gratuito no endereço eletrônico http://www.campogrande.ms.gov.br/sectur/downloads/conceitos-de-patrimonio-cultural-cartilha-3/. Já o vídeo pode ser assistido e reproduzido por meio do link https://youtu.be/cJKw4NmUXKQ.

A solenidade contou com a participação do secretário municipal de Governo e Relações Institucionais Antônio Cézar Lacerda e da diretora-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul Mara Caseiro.