A exposição "O Olhar, Estudos e Declarações de Amor" de Angela Miracema, será inaugurada na próxima quarta-feira (10/06), às 19 horas, na Galeria de Vidro da Plataforma Cultural da Esplanada Ferroviária. Na semana do Dia dos Namorados, a mostra propõe uma reflexão sobre relacionamento, seus desafios e perculiaridades por meio de técnicas de colagem.
A mostra foi concebida, à princípio, sobre dois temas: O Olhar e as Declarações de Amor. A ideia, ao trazer a série "Cartões de Aniversário", bem como os estudos e séries "Perspectiva" e "Paciência", foi propor uma reflexão sobre os relacionamentos, seus desafios e peculiaridades
O objetivo é que as pessoas percebam o quanto o comum pode ser poético.
A vontade de reciclar, inspirou a produçãode cartão/colagem, unindo palavras, imagens, detalhes, figuras, que não apenas tentaram refletir os desejos, mas também traçar o perfil da pessoa como hábitos, preferências, manias, graças, obsessões, histórias, características físicas e psicológicas, pequenos segredos, códigos, enfim, tudo aquilo que transforma cada ser em único, especial e, nesse caso, imprescindível na vida dos que o amam.
A série "cartões de aniversário" surgiu a partir da intenção de expressar com a imagem o que mil palavras talvez não conseguissem: uma grande amizade, um encontro de almas, muitos momentos, lembranças compartilhadas, mais um aniversário. Um cartão de aniversario diferente dos outros.
A exposição levará ao público trabalhos,realizados em sua maioria, com a técnica da colagem de papéis, provenientes de jornais, revistas, encartes, panfletos, tecidos e materiais diversos, recortados manualmente. Sempre tendo como foco a reciclagem de materiais. O reciclar entra como agente questionador. A atitude anterior ao descarte poderia ser evitada?
A ideia a ser levada, também, é a de que a arte pode brotar em qualquer lugar, elaborada praticamente sem custos, sem materiais caros, bastando apenas deixá-la emergir do coração, do sentimento, da alma.
Uma experiência instigante, emocionante e enriquecedora que virou uma série. E que, para a artista Angela Miracema, talvez nunca chegue ao fim.
A Artista
Angela Miracema Batista Fernandes, nascida e criada em Campo Grande-MS, filha de Juarez Marques Batista e Euremy Nunes Batista, desde criança sempre esteve às voltas com trabalhos manuais, artesanato e arte nas mais variadas técnicas. Graduou-se em Engenharia Civil, UFMS.
Casada com Paulo Roberto Fernandes, mãe de Vitor Batista Fernandes e Leonardo Batista Fernandes (in memorian), dedicou-se por muitos anos somente ao trabalho.
Em agosto de 2012, após a perda do seu primogênito, Leonardo, barbaramente assassinado, vítima de latrocínio, passou a dedicar-se integralmente à arte e diversas causas sociais.
O recortar e colar trouxe-a de volta à vida, libertando toda a arte represada pelas contingências de até então. Percebeu que não era mais possível olhar, sentir, ouvir, viver de outra maneira que não fosse através da arte que, uma vez liberta, não mais retornaria ao estado anterior.
Desde então, sempre que possível, tem participado de cursos, palestras, visitado exposições, ateliês de outros artistas, arregaçado as mangas e trabalhado intensamente em busca do aperfeiçoamento do seu trabalho, não apenas no campo material, mas principalmente do olhar para dentro de si, do autoconhecimento para, então, poder e saber mostrar o seu verdadeiro olhar sobre o mundo.
Serviço:
Exposição "O Olhar, Estudos e Declarações de Amor"
Abertura - 10 de junho, 19h, na Galeria de Vidro da Esplanada Ferroviária - localizada no início da avenida Calógeras, próximo à avenida Mato Grosso.
Período: 10 a 28 de junho