TJMS ABRIL 2024
A+ A-

terça, 16 de abril de 2024

terça, 16 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Cultura

10/12/2015 11:37

A+ A-

Escolas do interior do Estado visitam Memorial da Cultura na capital

Na manhã desta quinta-feira (10) o Memorial da Cultura recebeu a visita de duas escolas municipais: Professor João de Lima Paes, de Nova Andradina, e Ênio Carlos Bortolini, de São Gabriel do Oeste.

A Escola Professor João de Lima Paes trouxe os alunos do nono ano para visitar o prédio devido a um contato prévio do diretor, Augusto Francisco Teixeira, com o gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Caciano Lima.

“Eu participei de um Fórum Nacional com o Caciano, em que ele falou sobre a Fundação de Cultura de MS, os projetos, aí entramos em contato e estamos aqui hoje. A intenção é conhecer os museus e a história de Mato Grosso do Sul por meio dos registros que o prédio contém. Depois o grupo vai visitar o Museu Dom Bosco e a UEMS. A escola possui parceria com o Instituto Federal, que nos cedeu o ônibus para fazermos esta visita”.

O aluno Rafael Santana afirmou ser muito legal conhecer mais sobre a cultura indígena. Já o Vinícius Henrique Souza Garcia achou interessante como os povos indígenas eram antigamente. “Não tinha tecnologia como tem hoje. Eles conseguiam sobreviver na natureza”. Jaime Henrique Gonçalves Bressan achou “fantástica” a visita ao saguão do Memorial, “porque [as peças] retratam a cultura dos nossos antepassados, como eles viviam. É interessante saber de onde a gente veio, nossa história”.

Os alunos também foram ao Museu da Imagem e do Som e vão passar pelo Museu de Arqueologia e a Biblioteca Estadual Isaias Paim, monitorados pela estagiária em Serviço Social pelo Vale-Universidade e assistente da Gerência de Patrimônio da FCMS, Graziela Ocampos. “Essas visitas escolares são importantes para os alunos conhecerem mais sobre a história do nosso Estado, o que vai impactar na vida desses jovens. Não é só um passeio, eles vão tirar proveito para o futuro, na escolha de uma profissão. Talvez saia daqui um arqueólogo, um historiador ou um bibliotecário”.

A Escola Ênio Carlos Bortolini, de São Gabriel do Oeste, trouxe os alunos do quinto ano para conhecer o Museu de Arqueologia (Muarq). A coordenadora Regiane Novak explica que eles desenvolveram um projeto chamado Jovens Empreendedores Primeiros Passos em parceria com  Sebrae, em que eles fizeram doces como brigadeiro, bolo, docinho de coco e venderam em uma feira realizada na escola. “Eles juntaram um valor em dinheiro para um passeio, e escolheram Campo Grande. Como eles vão para o sexto ano eles vão estudar a história de Mato Grosso do Sul, por isso escolhi o Muarq. Depois eles vão também ao Shopping”.

Serviço

As escolas interessadas em visitas monitoradas às demais unidades do Memorial da Cultura devem entrar em contato com a Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS pelo telefone (67) 3316-9108.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias