A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cultura

20/10/2015 08:29

A+ A-

Homenagem a bispo salesiano será realizada no teatro Aracy Balabanian

Uma homenagem será prestada amanhã (21), para o bispo salesiano e ex-governador de Mato Grosso, Dom Aquino Corrêa,   pela Academia Sul-Mato-Grossense de Letras durante o 13º Recital de Poesias do Curso Arte de Dizer Castro Alves, da professora de declamação e acadêmica Elizabeth Fonseca no teatro Aracy Balabanian.

O evento terá início a partir das 19h30, no Teatro Aracy Balabanian. O recital é dividido em três partes: uma voltada para o público infantil,  um dos blocos enfocando poetas da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e o bloco principal celebrará a obra poética de Dom Aquino. No intervalo artístico, haverá outras apresentações musicais.

A entrada é gratuita.


Sobre Dom Aquino

Francisco de Aquino Corrêa nasceu em Cuiabá em 2 de abril de 1885. Em 1902 iniciou o noviciado salesiano em Coxipó da Ponte (MT). Em 1903 recebeu a batina e em 1904, já em Roma, fez sua profissão trienal.

Na cidade eterna laureia-se em filosofia e teologia. Em 17 de janeiro de 1909 é ordenado sacerdote em Roma. No dia 1º de janeiro de 1915 em Cuiabá é ordenado bispo auxiliar de Dom Carlos D´Amour.

Em 1917 é eleito Governador do Estado de Mato Grosso. Durante seu governo conseguiu a pacificação dos partidos em luta política. Em 1921 com Dom Aquino é nomeado Arcebispo Metropolitano de Cuiabá. Com dedicação e zelo pastoral governou a Igreja cuiabana até sua morte no dia 22 de março de 1956.

Escritor primoroso, orador muito apreciado, Dom Aquino foi membro da Academia Brasileira de Letras. Deixou muitas obras em prosa e em verso destacando-se suas cartas pastorais e primorosos discursos. Como reconhecimento a um dos maiores literatos brasileiros, suas obras completas foram publicadas por ocasião do centenário do seu nascimento pelo Senado Federal.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024