Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Cultura

Já pensando no fim de semana? Confira espetáculos de dança gratuitos em Campo Grande

O evento traz apresentações de espetáculos de dança, além de curso e oficina

16 setembro 2019 - 13h40Por Redação

De sexta-feira (20) a domingo (22), a produtora Arado Cultural realiza a primeira etapa da 4a edição do ´Dancidades - Dança e Cidadania´. Além de curso e oficina, o evento traz apresentações de espetáculos de dança.

Na sexta, às 20 horas, a artista Jussara Miller, de São Paulo-SP, apresenta o espetáculo ´Difícil não dançar´, na Sala de Música do SESC Cultura. E no sábado (21), às 16h30, a Cia Dançurbana, de MS, apresenta ´R.U.I.A – Realidade Ultra-Sônica de Invasão Aleatória´, no ATRIO SESC Cultura. 

O projeto está sendo desenvolvido com o financiamento do Fundo Municipal de Investimento Cultural (FMIC) 2018, da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur). 

Com o olhar sobre os temas ´metodologia do ensino da dança´, ´dramaturgia e modos de criação em dança´ e ´gestão e sustentabilidade´ a proposta do Dancidades é fomentar a capacitação, o aperfeiçoamento e aprimoramento profissional de bailarinos, coreógrafos e arte educadores. Ao mesmo tempo, o projeto busca incentivar a apreciação e difusão da dança, por meio de apresentações de espetáculos para o grande público.

Espetáculo ´Difícil não dançar´

´Difícil não dançar´ é uma improvisação de dança com Jussara Miller em diálogo com as provocações musicais de Christian Laszlo. A bailarina Jussara Miller pesquisa a técnica Klauss Vianna de dança e educação somática e pauta-se, neste trabalho, em um dos procedimentos de sua pesquisa: a improvisação cênica a partir do estado de presença que é priorizado durante toda a dança, afirmando a processualidade do corpo que dança ao vivo.

A trilha sonora emerge da improvisação de Christian Laszlo que parte de um ecletismo musical com variadas vertentes de gêneros, texturas e vibrações musicais para provocar a potência dançante da bailarina, preenchendo a cena com uma paisagem sonora coerente com o diálogo construído no mo(vi)mento presente. 

Espetáculo ´R.U.I.A - Realidade Ultra-Sônica de Invasão Aleatória´ 

´R.U.I.A - Realidade Ultra-Sônica de Invasão Aleatória´ aleatoriamente invade o recreio da escola, as brincadeiras e jogos da infância. O espetáculo é voltado para crianças de 7 a 14 anos, período marcado pelo desenvolvimento das relações sociais, da memória cronológica, da compreensão da ligação entre causa-efeito, entre outros. Em cena os seis intérpretes-criadoras Adailson Dagher, Irineu Júnior, Jackeline Mourão, Lívia Lopes, Reginaldo Borges e Thiago Mendes (incansáveis brincantes), utilizam estímulos e objetos que são ressignificados e reinventados.  

Os ingressos são gratuitos para os dois espetáculos e serão disponibilizados 30 minutos antes do horário de cada sessão. A distribuição será feita por ordem de chegada. 

Serviço: a primeira etapa da 4a edição do ´Dancidades - Dança e Cidadania´ acontece de 20 a 22 de setembro em Campo Grande-MS. A apresentação do espetáculo ´Difícil não dançar´, com Jussara Miller, acontece na sexta-feira (20), às 20 horas, na Sala de Música do SESC Cultura. Já ´R.U.I.A – Realidade Ultra-Sônica de Invasão Aleatória´, da Cia Dançurbana, será encenado no sábado (21), às 16h30, no ATRIO SESC Cultura. Mais informações pelas fanpages www.facebook.com/dancidades/ e www.facebook.com/aradocultural/, pelo telefone (67) 99287-6433 ou pelo email contato.aradocultural@gmail.com

Programação: 

20 de setembro

Atividade: Apresentação do espetáculo ´Difícil não dançar´ com Jussara Miller.

Horário: 20 horas.

Local: Sala de Música do SESC Cultura. 

21 de setembro

Atividade: Apresentação do espetáculo ´R.U.I.A – Realidade Ultra-Sônica de Invasão Aleatória´ com a Cia Dançurbana.

Horário: 16h30.

Local: ATRIO SESC Cultura.