domingo, 25 de janeiro de 2026

Busca

domingo, 25 de janeiro de 2026

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cultura

14/11/2014 19:00

Lançamento do filme 'Maria, Madalena' acontece na Morada dos Baís

Videodança

O espetáculo de dança Maria, Madalena ganhou um formato cinematográfico, dirigido por Franciella Cavalheri. A exibição de lançamento acontece na próxima terça-feira, dia 18 de novembro, na Morada dos Baís, em Campo Grande. As sessões estão agendadas para as 19h30 e às 20h. A entrada é gratuita. O projeto foi contemplado pelo Fundo Municipal de Investimentos Culturais – FMIC 2010 e estreado em 2011.


Recentemente foram realizadas três exibições da vídeodança, como contrapartida pelo apoio recebido, em escolas da Capital. As interpretes e a diretora do filme estiveram presentes para um bate papo com os alunos. As exibições aconteceram nos dias 3 de novembro – na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) dentro do Curso de Psicologia e no mesmo dia também, na Escola Municipal Osvaldo Cruz e no dia 5 de novembro na Casa de Ensaio.


O filme tem duração de 23 minutos e foi gravado durante 10 dias após o projeto de pesquisa. A realização deste projeto nesta perspectiva de tempo é viável pelo fato das personagens já terem sido construídas pelas pesquisas de dança, além dos estudos da história da família Bais. As intérpretes criadoras são Franciella Cavalheri, Paula Bueno e Roberta Siqueira.


Para a Cravo Filmes, tornar real, em formato de vídeodança, o espetáculo Maria, Madalena, faz parte da paixão de seus criadores. Adriel Santos com a técnica do vídeo e da fotografia e Franciella Cavalheri com a sua experiência e amor à dança em si.


O filme


Maria, Madalena trata dos arquétipos ou construtos sociais do feminino. Trazidos para o espetáculo, a partir do ponto de partida, os símbolos da Virgem Maria e de Maria Madalena, a separação do nome em si, por uma vírgula, retrata basicamente as polaridades do feminino na sociedade atual.


Sair do palco italiano é uma das alternativas para a materialização de possibilidades de pesquisa artística que podem certamente enriquecer a argumentação cênica, como por exemplo: Maria é uma personagem que esconde seus desejos atrás de um trabalho incansável. Ela faz o mesmo trajeto, caminhando, buscando e levando caixas que representam suas lembranças e seus apegos repetitiva e insistentemente.


Esteticamente, a relação corpo-câmera constitui a perspectiva deste projeto, tendo em vista que os envolvidos são profissionais da dança e do cinema e a junção destas duas linguagens resultou na chamada videodança: uma linguagem surgida oficialmente nos anos 40 em que seus estudos estavam voltados na importância do “olhar para o corpo” e a sua dramaturgia, assim como fez a diretora de cinema Maya Derem em “A study for camera”, rodado em 1945.


Para isso, o cenário escolhido para a jornada de “Maria” foi a escada central da Morada dos Bais, assim como os outros cômodos da casa que acomodaram as demais personagens. Se trata da ocupação de um cenário real, a possibilidade de ganhar mais e outros ângulos e um olhar diferenciado para o produto do qual o cinema pode potencialmente dar junto com a ocupação da casa e o diálogo com a figura de Lídia, personalidade transgressora da nossa cidade.


Tendo em vista a pesquisa já realizada teoricamente com o levantamento de acontecimentos da vida de Lídia e a visita feita na casa para recolher possibilidades de gravação, não restaram dúvidas que “Maria, Madalena” é uma obra que dialoga com a Morada, merece renascer dentro dela e ainda acredita na manutenção cultural feita em ressaltar o nome de Lídia e da Morada vinculada ao resultado da obra.

 

Serviço


Lançamento oficial do filme Maria, Madalena

Local: Morada dos Baís

Data: 18 de novembro de 2014 (terça-feira)

Sessões: 19h e 20h30

Entrada Gratuita

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias