Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
DENGUE GOV MS
Cultura

Ocupação do Iphan completa cinco dias em Campo Grande

24 maio 2016 - 07h43Por Airton Raes

A ocupação da sede do Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em Campo Grande, completa cinco dias nesta terça-feira, 24 de maio. Trabalhadores da Cultura e integrantes de movimentos culturais ocuparam de forma pacifica o prédio na manhã da última sexta-feira 20 de maio, contra a extinção do Ministério da Cultura.

O movimento Ocupa Iphan comunicou que mesmo com a recriação do Ministério, a ocupação continua por tempo indeterminado. “Reagiremos a essa recuo por compreendermos que se trata de uma medida provisória, podendo ser revogada em até 90 dias. Além disto, não reconhecemos a nomeação de um ministro que não representa a classe cultural no país. Portanto, permaneceremos resistindo pelos direitos humanos e constitucionais conquistados pela classe trabalhadora de diversas categorias, em especial, pelos povos historicamente excluídos, como os/as indígenas, mulheres, negros/as, ciganos/as, jovens, LGBTT, artistas etc”, afirma nota do movimento.

A organização do movimento reterá o caráter pacifico do movimento. A comida recebida por meio de doação está sendo compartilhada com pessoas sem teto que vivem ao entorno da antiga rodoviária. Também foi montado um posto de coleta de agasalhos e cobertores para serem entregues aos sem teto. Diversas ações stãos endo realizadas durante o dia, como oficinas, brincadeiras lúdicas, debates, apresentações culturais e projeção de filmes.