Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024
Cultura

Olha isso! Museu terá curso de fotografia com câmera de celular em Campo Grande

Essa é a primeira edição de 2022 e está aberta a pessoas maiores de 12 anos

18 abril 2022 - 18h42Por Thiago de Souza

O Museu de Arte Contemporânea de MS, o Marco, vai abrir inscrições para curso de fotografia com câmera de celular, em Campo Grande. Esta é a primeira edição de 2022 e o curso é aberto para pessoas maiores de 12 anos. 

Conforme a divulgação, a primeira etapa acontece nos dias 26, 28 e 29 de abril, das 14h às 17h, na modalidade presencial e EAD.  

O ensino será dividido em quatro partes: Foto Celular, Semi e Pró, Edição e Ferramentas para Live, que terá 40 horas de atividades. 

Ainda segundo a divulgação, cada parte do curso apresenta um conteúdo específico que se integra na composição geral do curso de fotografia. Os participantes podem optar por realizar as partes do curso segundo seu interesse, sem prejuízo na aprendizagem, ou cursá-lo inteiro.

Fotografia

O curso de Foto Celular vai mostrar ao participante, as convenções sobre uso de câmeras em dispositivos móveis, já que as câmeras fotográficas amadoras caíram em desuso.  Com o uso massivo do smartphone, o ensino de fotografia se adaptou para tratar a fotografia usando dispositivos móveis para a iniciação na arte de fotografar.

A atividade apresenta a linguagem fotográfica por meio de atividades teóricas e práticas. As configurações básicas de medição e controle de luz, que tanto podem ser usados nos dispositivos móveis quanto em modelos semi e profissionais. Serão vistos ainda as convenções de enquadramento e composição essenciais.

O ministrante é o professor Alexandre Sogabe. Ele desenvolve atividades voltadas ao ensino da fotografia há 14 anos tendo contribuído com a criação e implantação do Curso Técnico em Processos Fotográficos do Senac-MS e atuado como professor de graduação e pós-graduação em matérias relacionadas a fotografia.

Conteúdo

Entre o conteúdo do curso, está o  Conceito de fotografia. Fotometria: Conceito de Balanço de Branco; ISO e Valor de Exposição. Enquadramento: Cuidados com Enquadramento; Proporção Áurea; Regra dos Terços; Triângulos Áureos e Ilusão de Perspectiva Linear. Conceito de Foco: Foco infinito; Macro e Ilusão de Perspectiva por Foco diferencial.

A inscrição para o curso pode ser feita no dia 20 de abril a partir das 14h no link https://forms.gle/SMxnPXVHKF2cA7aU7 . Podem participar pessoas a partir de 12 anos.