Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Economia

Aneel estima aumento de mais de 20% na conta de luz do ano que vem

O aumento projetado para o ano que vem praticamente triplica a alta deste ano

24 novembro 2021 - 13h33Por Vinicius Costa

A conta de luz do consumidor brasileiro deve ficar ainda mais cara no ano que vem, isso porque a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) estimou um aumento de mais de 20% para o ano que vem como reajuste nas tarifas.

A tendência é que esse aumento chegue exatamente aos 21%, mas como consequência, impacte diretamente na inflação e deve virar um dos carros chefes para o ano que vem.

O documento foi divulgado em trechos pelo Estadão, nesta terça-feira (23), e o órgão prevê o impacto financeiro que a crise hídrica terá sobre a conta de luz no Brasil, em decorrência das medidas adotadas para garantir o fornecimento de energia.

"Nossas estimativas apontam para um cenário de impacto tarifário médio em 2022 da ordem de 21,04%", diz o documento.

Como diferença em outros anos, em 2020, por exemplo, o reajuste acumulado para o consumidor residencial chegou a marca de 7,04%. Dessa forma, o aumento projetado para o ano que vem praticamente triplica a alta de 2021.

Nos melhores dos cenários, a Aneel acredita que até abril do ano que vem, o rombo deve ser de R$ 13 bilhões, "já descontada a previsão de arrecadação da receita da bandeira tarifária patamar escassez hídrica no período", ou seja, o nível mais alto de cobrança da taxa extra.