A prefeitura de Campo Grande divulgou nesta terça-feira, 29 de novembro, o balanço financeiro da administração pública entre janeiro e outubro deste ano. Apesar de a prefeitura alegar que está sem recursos para realizar pagamentos a servidores e fornecedores, o balanço mostra que existem nos cofres municipais R$ 235 milhões.
O balanço mostra que a prefeitura mantém o superávit, como tem apresentado ao longo do ano. Foram arrecadados R$ 2,3 bilhões e pagos R$ 2,1 bilhões em despesas, ficando R$ 235 milhões em caixa. Foram lançados também R$ 631 milhões em restos a pagar não contabilizados.
De acordo com a prefeitura, foram empenhados, até outubro, R$ 2,7 bilhões em despesas e foram liquidados R$ 2,1 bilhões, faltando R$ 395 milhões a serem pagos até o final do ano, além dos R$ 631 milhões como restos a pagar.
Em dez meses, a prefeitura arrecadou R$ 665 milhões em impostos, sendo R$ 266 milhões referentes ao IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), R$ 244 milhões de ISS (Imposto Sobre Serviços), R$ 100 milhões de outros impostos e 41 milhões de ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis Inter-Vivos).
Também foram arrecadados R$ 31 milhões em taxas e R$ 114 milhões de contribuições sociais. Ainda foi contabilizado R$ 1,2 bilhão em transferências intragovernamentais.
As despesas com pessoal e encargos sociais foram de R$ 1,1 bilhão. Foram repassados para a Câmara Legislativa R$ 49 milhões e R$ 10 milhões foram para o Judiciário. Na segurança, foram investidos R$ 26 milhões. Na área de Urbanismo, os gastos contabilizaram R$ 64 milhões. Em saúde, foram investidos R$ 752 milhões. Com educação, foram usados R$ 527 milhões.