Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Economia

Arrecadação deve crescer de 2,5% a 3% neste ano, prevê Receita

Aumento

22 outubro 2013 - 09h00Por Valor Econômico

O desempenho de indicadores da economia  aquém do desejável fez com que a Receita Federal reduzisse a previsão de crescimento real da arrecadação das receitas administradas para uma faixa entre 2,5% e 3%. A informação foi dada pelo secretário adjunto da Receita, Luiz Fernando Teixeira Nunes, ao explicar os números da arrecadação de setembro. Antes, o Fisco trabalhava com uma expansão de 3%. 

No acumulado de janeiro a setembro, as receitas administradas tiveram uma alta real de 1,19%. A expectativa de Nunes é que o desempenho de outubro, novembro e dezembro levem a um aumento real no ano das receitas administradas de entre 2,5% e 3%.  

Segundo ele, a mudança na estimativa decorreu da avaliação dos indicadores macroeconômicos. Os fatores geradores da arrecadação em setembro ocorreram em agosto, quando houve queda nas vendas de bens e serviços, na produção industrial e na massa salarial. Segundo Nunes, é preciso aguardar para saber se o resultado dos indicadores macroeconômicos são atípicos. “Vamos verificar se foi um fato isolado e se em outubro vai haver uma mudança [na arrecadação]”, acrescentou. 

A nova faixa de crescimento das receitas administradas do Fisco não contempla a entrada de recursos por causa da reabertura do Refis e criação de dois programas de parcelamento para atender a bancos, seguradoras e multinacionais. “Não estamos trabalhando com o Refis. Há expectativa de que boa parte dos contribuintes que estão naquela situação devam aderir ao Refis”, destacou.