A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Economia

18/10/2016 17:44

A+ A-

Artesãos e instituições de MS participam de feira nacional de artesanato

Feira Brasil Original acontece dos dias 20 a 23 de outubro em São Paulo

Oito artesãos e quatro instituições representativas de Mato Grosso do Sul estarão presentes na Feira de Artesanato Brasil Original, que acontece dos dias 20 a 23 de outubro em São Paulo. No início de setembro, o edital do Programa do Artesanato Brasileiro, representado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul com apoio do Sebrae/MS, ofertou 12 vagas para o evento, com translado e hospedagem pagos.

Monique Klein foi uma das selecionadas pelo edital. A artesã é formada em Jornalismo e trabalha produzindo bolsas de lona de malote reciclada. Natural do Rio de Janeiro, mora em Campo Grande há 27 anos e vem de uma família de artesãos. “Sempre tive habilidade manual, meu pai sempre me incentivou muito a mexer com isso. Escolhi desde os 13 anos ser jornalista, mas no dia em que eu fiz uma especialização em Imagem e Som, aí eu vi que eu realmente não queria mais fazer outra coisa além de ter meu ateliê, ter uma expressão artística”.

Segundo dados do Mapeamento da Indústria Criativa de 2014, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), o setor da economia criativa representa 2,6% do total do PIB brasileiro. O documento agrupa profissões em 13 segmentos criativos: Arquitetura, Artes Cênicas, Audiovisual, Biotecnologia, Design, Editorial, Expressões Culturais, Moda, Música, Patrimônio e Artes, Pesquisa & Desenvolvimento, Publicidade e TIC.

A Feira Brasil Original foi criada para fomentar esse setor e ampliar a visibilidade do artesanato brasileiro, de modo a aumentar a competitividade e o faturamento dos pequenos negócios de artesanato. Para Monique, a iniciativa é de grande relevância porque reúne empreendedores de um ramo pouco explorado no país. “Eu participo de poucas feiras voltadas exclusivamente para artesanato, como essa vai ser. Acho que o Brasil Original vai reunir ali em São Paulo a nata da nata do artesanato brasileiro. É muito bacana a iniciativa do Sebrae, todos são microempreendedores como eu, a gente luta todo dia para vender nossos produtos”.

Para qualificar os atendimentos realizados durante a feira e proporcionar uma maior conversão em vendas, o Sebrae/MS realizou no início deste mês uma oficina para capacitação dos artesãos que participarão da Feira Brasil Original. A capacitação foi ministrada pela consultora Ângela Klein, do Sebrae Rio Grande do Sul, e abordou temas como atendimento ao cliente e comportamento em feiras.

Segundo Monique, a visibilidade que o artesanato de Mato Grosso do Sul vai receber em um evento de porte nacional é o mais importante. “É engrandecedor você pode representar um estado rico como o nosso em um evento tão importante. Vou fazer meus produtos dando o máximo de carinho possível, porque ali eu vou competir com outros artesãos igualmente capacitados”.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024