Menu
domingo, 01 de agosto de 2021
Economia

Banco Central divulga lista de bancos com maior número de reclamações

Instituições Financeiras

17 fevereiro 2014 - 15h32Por Valor Econômico

O Banco Central (BC) divulgou hoje (17) que o número de reclamações contra bancos apresentou queda expressiva em janeiro, com diminuição de 13,3% em relação ao mês anterior. O número de reclamações no primeiro mês de 2014 foi de 1.555 queixas registradas.

 

O Santander voltou a liderar o ranking de reclamações, em instituições que possuem mais de um milhão de clientes. Cabe destacar que para montar a listagem, o BC utiliza o número de reclamações procedentes – aquelas que infringem normativos do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do próprio BC – dividido pelo número de clientes protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), multiplicado por 100 mil. Com isso, chega-se a um índice.

 

O Santander teve 382 reclamações procedentes no mês passado e contava com 23,166 milhões de clientes sobre o FGC. Com isso, seu índice foi de 1,64, contra 1,31 em dezembro de 2013. O HSBC saiu da primeira para a segunda colocação apresentando índice de 1,37. O banco teve 81 reclamações divididas entre 5,885 milhões de clientes.

 

O Itaú, por sua vez, subiu para a terceira colocação, com índice de 1,19, e o Banco do Brasil (BB) apareceu na quarta colocação, com índice de 1,15. Fechando a lista dos cinco primeiros, pelo terceiro mês seguido, aparece a Caixa Econômica Federal (CEF), com índice de 0,82.

 

No ranking geral de reclamações, os débitos não autorizados lideraram a lista, com 408 ocorrências. Nesse caso, o Santander é líder, com 99 reclamações procedentes, seguida por Banco do Brasil (97) e Itaú (80). O segundo maior número de reclamações (218) se referiu a esclarecimentos incompletos/incorretos. O Bradesco lidera essa lista, com 58 queixas. A cobrança irregular por serviços não contratados teve 201 reclamações, com liderança da Caixa (77).

 

Entre os bancos com menos de um milhão de clientes, o BNP Paraibas aparece na liderança, deixando a segunda colocação em dezembro, com índice de 3.419 (foram 66 reclamações para 1.930 clientes sobre o FGC). O Banco BMG está na segunda colocação, com índice de 1.229, seguido por PanAmericano, J.Malucelli e Bonsucesso.

 

Entre as administradoras de consórcio, o BC computou 12 reclamações no mês passado. As principais envolveram devoluções, esclarecimentos incorretos/incompletos e descumprimento de prazos. 

Leia Também

Eduardo Costa diz que não vai fazer DNA com mulher que alega ser sua mãe
Geral
Eduardo Costa diz que não vai fazer DNA com mulher que alega ser sua mãe
Menina pega 58 bichinhos em máquina e faz doação para crianças carentes
Geral
Menina pega 58 bichinhos em máquina e faz doação para crianças carentes
Crianças relatam abusos dentro de casa durante a pandemia na primeira semana de aula
Geral
Crianças relatam abusos dentro de casa durante a pandemia na primeira semana de aula
Israel começa a aplicar terceira dose da Pfizer após propagação de Variante Delta
Geral
Israel começa a aplicar terceira dose da Pfizer após propagação de Variante Delta