ALMS CONTAR 25/06 A 27/06
(67) 99826-0686
ALMS 13/06 a 12/07

Banco Central divulga lista de bancos com maior número de reclamações

Instituições Financeiras

17 FEV 2014
Valor Econômico
15h32min
Divulgação

O Banco Central (BC) divulgou hoje (17) que o número de reclamações contra bancos apresentou queda expressiva em janeiro, com diminuição de 13,3% em relação ao mês anterior. O número de reclamações no primeiro mês de 2014 foi de 1.555 queixas registradas.

 

O Santander voltou a liderar o ranking de reclamações, em instituições que possuem mais de um milhão de clientes. Cabe destacar que para montar a listagem, o BC utiliza o número de reclamações procedentes – aquelas que infringem normativos do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do próprio BC – dividido pelo número de clientes protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), multiplicado por 100 mil. Com isso, chega-se a um índice.

 

O Santander teve 382 reclamações procedentes no mês passado e contava com 23,166 milhões de clientes sobre o FGC. Com isso, seu índice foi de 1,64, contra 1,31 em dezembro de 2013. O HSBC saiu da primeira para a segunda colocação apresentando índice de 1,37. O banco teve 81 reclamações divididas entre 5,885 milhões de clientes.

 

O Itaú, por sua vez, subiu para a terceira colocação, com índice de 1,19, e o Banco do Brasil (BB) apareceu na quarta colocação, com índice de 1,15. Fechando a lista dos cinco primeiros, pelo terceiro mês seguido, aparece a Caixa Econômica Federal (CEF), com índice de 0,82.

 

No ranking geral de reclamações, os débitos não autorizados lideraram a lista, com 408 ocorrências. Nesse caso, o Santander é líder, com 99 reclamações procedentes, seguida por Banco do Brasil (97) e Itaú (80). O segundo maior número de reclamações (218) se referiu a esclarecimentos incompletos/incorretos. O Bradesco lidera essa lista, com 58 queixas. A cobrança irregular por serviços não contratados teve 201 reclamações, com liderança da Caixa (77).

 

Entre os bancos com menos de um milhão de clientes, o BNP Paraibas aparece na liderança, deixando a segunda colocação em dezembro, com índice de 3.419 (foram 66 reclamações para 1.930 clientes sobre o FGC). O Banco BMG está na segunda colocação, com índice de 1.229, seguido por PanAmericano, J.Malucelli e Bonsucesso.

 

Entre as administradoras de consórcio, o BC computou 12 reclamações no mês passado. As principais envolveram devoluções, esclarecimentos incorretos/incompletos e descumprimento de prazos. 

Veja também