(67) 99826-0686
Camara - marco

Bernal visita frigorífico de avestruzes

Frigorífico de Avestruz

14 OUT 2013
Carlos Guessy
16h30min
Bernal com o empresário Manoel Piveta. Foto: César Krügel

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), acompanhado da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, de Ciência e Tecnologia e do Agronegócio, Dharleng Campos de Oliveira, visitou nesta segunda-feira (14), o frigorífico Strut, localizado na Rodovia BR 163 - Km 473 (Anel Rodoviário).

Um dos pioneiros na criação de avestruzes no território brasileiro, o empresário Manoel Piveta fez uma explanação sobre o funcionamento da empresa e o mercado da ave, que é considerada a maior do planeta.

Para o prefeito, o poder público precisa caminhar ao lado das indústrias e promover incentivos para o seu pleno desenvolvimento. “A atual administração já trabalha no sentido de incentivar a instalação de indústrias ou fomentar as já existentes na Capital, a fim de acelerar o desenvolvimento econômico local. A indústria, além de gerar riqueza para a região, ela gera emprego e respectivamente renda para a população.

O empresário, que atua no ramo desde 1995, explicou à comitiva do prefeito, que o segmento já chegou a possuir o segundo maior rebanho do mundo e que atualmente, o Brasil se tornou o maior criatório dessa espécie fora do continente Africano. “A atividade está em constante crescimento com o objetivo de alcançar a produção de 10 mil aves/ano para abate”, ressalta Piveta.

Manoel Piveta explica que a partir de 2006, o trabalho de abate do avestruz ganhou força e tomou proporções industriais. “Foi a partir daí que a atividade passou a ser reconhecida pela qualidade apresentada dos profissionais envolvidos direta e indiretamente nesse projeto, já com a estrutura fabril mais evoluída”.

De acordo com o empresário, o trato do avestruz passou a requerer mais ferramentas de viabilidade, e a partir de seu frigorífico surgiu então a classificação e comercialização de outros produtos, como: couro, plumas, gordura (a maior parte localizada próximo ao externo “peito” da ave), ossos e especialmente os cortes elaborados da carne.

Veja também