A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Economia

18/03/2016 16:38

A+ A-

BNDES garante R$ 24,5 milhões para Cadastro Ambiental Rural no CE

18/03/2016 às 16:38 |

Portal Brasil

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a liberação de apoio financeiro de R$ 24,5 milhões à Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Semace) para implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) naquele Estado. São recursos não reembolsáveis.

O CAR consiste no registro eletrônico de informações georreferenciadas de imóveis rurais, com delimitação de Áreas de Proteção Permanente (APPs), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, áreas rurais consolidadas e áreas de interesse social e de utilidade pública, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico, e combate ao desmatamento.

A partir da promulgação do novo Código Florestal, o CAR passou a ser obrigatório para todos os imóveis rurais, cabendo ao poder público prestar apoio técnico e jurídico para a inscrição de imóveis de até quatro módulos fiscais, e também aos povos e comunidades indígenas e tradicionais que façam uso coletivo do seu território. A Semace é responsável pelo planejamento, coordenação, formulação, execução e monitoramento da política do CAR no Ceará.

Um dos diferenciais do CAR do Ceará é sua associação com a regularização fundiária das propriedades rurais, que vem sendo realizada desde 2005 pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e prefeituras. A partir do mapeamento das propriedades rurais e do cadastro dos titulares, está sendo construída uma base de dados unificada de domínio do Estado.

Segundo dados do ldace, o Estado possui 341.479 propriedades rurais, distribuídas em seus 184 municípios. O projeto tem como meta cadastrar 166.307 imóveis de até quatro módulos fiscais, em 109 municípios do Estado que já tiveram sua base fundiária disponibilizada pelo Idace.

Por meio do Fundo Amazônia, o BNDES desempenha importante papel no apoio a projetos para implementação do CAR. O Comitê Orientador do Fundo Amazônia (COFA) definiu esse como um dos focos prioritários de atuação para os anos de 2015 e 2016. Atualmente, o Fundo Amazônia possui em sua carteira 13 projetos que envolvem inscrição no CAR. Entre os beneficiários, estão oito Estados do Bioma Amazônia.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024