Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Economia

Cenário melhora e volume de serviços cresce no mês de maio em MS

O resultado é fruto de um cenário melhor e que retorna a normalidade após a negativa do mês de abril

13 julho 2021 - 14h40Por Vinicius Costa

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou nesta terça-feira (13) que o volume de serviços parece ter indicado uma superação ao momento pandêmico e mostrou que o mês maio elevou seu crescimento em até 1,5% em Mato Grosso do Sul. O resultado é fruto de um cenário melhor e que retorna a normalidade após a negativa do mês de abril.

Naquela ocasião, o mês de abril registrou um descenso de -3,6%, mesmo tendo março com um dos índices mais positivos dos últimos meses com 12,4%. Essa variação é considerada normal em vista do momento atual do país. No ano, o setor acumula alta de 12,1% e nos últimos 12 meses registra 4,5%.

Mas embora tivesse apontado para um registro positivo, Mato Grosso do Sul não ficou muito bem classificado no ranking de unidades federativas, assumindo o 17° lugar dos estados brasileiros.

Na análise feita pelo IBGE, foram avaliados, por exemplo, serviços auxiliares aos transportes e correio, serviços prestados às famílias, serviços profissionais, administrativos e complementares, serviços de informação e comunicação, e outros serviços.

“O setor vinha mostrando boa recuperação, mas, em março, com um novo agravamento do número de casos de Covid-19, governadores e prefeitos de diversos locais do país voltaram a adotar medidas mais restritivas, afetando o funcionamento das empresas de serviços. Em abril e maio essas medidas começam a ser relaxadas e o setor volta a crescer”, analisa o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

Em maio de 2021, o volume de serviços no Brasil avançou 1,2% ante abril, na série com ajuste sazonal, acumulando ganho de 2,5% nos últimos dois meses e recuperando parte do recuo de março (-3,4%). Com isso, o setor de serviços volta a ultrapassar o nível pré-pandemia, já que se encontra 0,2% acima do patamar de fevereiro de 2020.

Regionalmente, 23 das 27 Unidades da Federação tiveram expansão no volume de serviços em maio de 2021 ante o mês imediatamente anterior. As expansões mais relevantes vieram de São Paulo (2,5%), seguido por Bahia (8,6%), Minas Gerais (2,1%) e Distrito Federal (3,7%). Por outro lado, Tocantins (-2,9%), Mato Grosso (-0,4%), Piauí (-1,9%) e Rondônia (-0,8%) registraram as únicas retrações em termos regionais.