TCE ABRIL 16 A 22/04
Menu
quinta, 22 de abril de 2021
MS MAIS SOCIAL 21 E 22/04
Economia

Combustível custando o olho da cara: saiba o que fazer para economizar

Confira seis dicas para diminuir o gasto com combustível

04 abril 2021 - 11h30Por Dany Nascimento

A principal reclamação daqueles possuem veículo automotor é com o valor exorbitante do combustível, mas você sabia que existem alguns macetes para não gastar tanto combustível?

Conforme o chefe de Fiscalização de Trânsito, Otilio Ruben Ajala Junior, manter os pneus calibrados e evitar frenagens bruscas é uma forma de economizar.

Segundo Otilio, aquela velha tática de manter o carro em ponto morto em uma descida não funciona na hora de economizar e até provoca mais desgaste ao veículo. 

Ajala Junior deu seis dicas de como economizar combustível, confira abaixo:

1. Atenção aos pneus. Verifique uma vez por semana a pressão dos pneus e certifique-se de fazer isso quando eles estiverem frios. Calibre os pneus do seu carro conforme a recomendação do fabricante e cuide para que as rodas estejam devidamente alinhadas.

2. Não fique em ponto morto. O costume de dirigir com o câmbio em ponto-morto, especialmente em descidas, não ajuda a economizar e, ainda por cima, contribui para o desgaste prematuro dos freios - sem contar que coloca a segurança em risco. Isso porque o carro perde tração quando não está com alguma marcha engatada e crescem as chances de "escapar" em uma curva. Em carros automáticos, utilize as posições "low" (reduzida) ou 1, 2, ou 3 para usar o freio motor em declives. Além disso, colocar a transmissão em neutro com o veículo em movimento faz a central eletrônica do motor injetar mais combustível, ao contrário do que muitos podem imaginar

3. 'Pé leve'. Evite acelerações e frenagem bruscas. Isso contribui para o desgaste do motor e também dos freios, da suspensão e até dos pneus, acelere e freie de maneira mais suave para que todos os itens citados tenham maior durabilidade. Isso inclui trocar as marchas no tempo certo, sem forçar o motor

4. Use o ar-condicionado do jeito certo. Use o ar-condicionado com moderação, já que ele aumenta significativamente o consumo de combustível. O ar-condicionado ligado pode representar 10% a 20% amais no gasto de combustível. Porém, acima de 80 km/h é melhor ligar a climatização do que andar com janela aberta, pois isso gera arrasto aerodinâmico. Estacionar em locais sombreados também ajuda a reduzir o uso da climatização se o clima não estiver muito quente, evite ajustar o resfriamento no nível máximo.

5. Não transporte carga sem necessidade. Qualquer peso extra consome mais combustível, retire tudo que é desnecessário de dentro do carro. Um excesso de 48 kg pode aumentar em 2% a sua conta no posto.

6. Cuide da manutenção do carro. Cuide bem do seu carro. Faça manutenção regularmente, seguindo as instruções do fabricante. Um motor mal regulado pode gastar muito mais combustível e gerar mais emissões do que um motor bem mantido.