TJMS JANEIRO
Menu
sexta, 21 de janeiro de 2022 Campo Grande/MS
Economia

Demanda do consumidor por crédito caiu 9,9%

28 setembro 2015 - 13h21Por Fiems

Os consumidores estão mais cautelosos, evitando obter dívidas. Segundo a Boa Vista SCPC, a demanda do consumidor por crédito recuou 9,9% nos 12 meses até agosto, na comparação com os 12 meses anteriores.

No ano, a queda acumulada chega a 9,2%. Já na passagem de julho para agosto, houve contração de 4,5%, descontados os efeitos sazonais. A maior queda, nessa comparação, foi nas instituições financeiras, de 4,8%. Já no segmento não financeiro o recuo foi de 4,3%.

"O consumidor tem sido mais cauteloso em tempos de incerteza econômica. Como consequência, a demanda por crédito vem desacelerando paulatinamente desde meados de 2014, resultado observado na tendência de longo prazo (verificada pela variação acumulada em 12 meses)", diz o SCPC em nota.

Segundo a entidade, os fatores macroeconômicos também têm contribuído decisivamente para a piora do indicador nos últimos meses. "Alta das taxas de juros, inflação consistentemente elevada e piora do mercado de trabalho são apenas algumas das variáveis condicionantes deste cenário", aponta a entidade.