Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Economia

Dia da Oportunidade atrai mais de 700 visitantes em Bataguassu

Na feira, público confere ações para estimular desenvolvimento econômico do município

23 setembro 2019 - 06h00Por Assessoria

Mais de 700 visitantes compareceram ao Centro de Eventos João Lemes na sexta-feira (20) para conferir o Dia da Oportunidade em Bataguassu, feira com expositores, palestras, rodada de negócios, soluções tecnológicas, entre outras ações gratuitas para a população. É a primeira vez que o município recebe a iniciativa, que faz parte do programa Cidade Empreendedora – parceria entre o Sebrae e a Prefeitura para estimular o desenvolvimento econômico da cidade.

Além dos visitantes, cerca de 50 empresas compareceram. Durante a abertura oficial do Dia D para os negócios, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, destacou a parceria do poder público e das instituições do setor produtivo do Estado. Segundo ele, a atuação conjunta entre os agentes gera desenvolvimento.

“Quero destacar a importância da Prefeitura de Bataguassu, e a importância dos demais prefeitos que participam de projetos similares a esse, de apoio ao pequeno empresário, que é hoje o maior gerador de empregos. Que ele consiga neste momento desenvolver ações e competitividade, para esse segmento tão importante para a base da economia brasileira que é o pequeno negócio”, disse o presidente.

O evento também recebeu a reunião dos conselheiros do Conselho Deliberativo do Sebrae, grupo formado por representantes das federações do setor produtivo e do Governo do Estado. Juntos, eles constroem as ações que serão prioritárias para os pequenos negócios de Mato Grosso do Sul.  Em Bataguassu, os diretores discutiram oportunidades de atuação em prol do desenvolvimento econômico da região.

Conforme o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, as prefeituras que aderem ao Cidade Empreendedora contam com o apoio de várias instituições. “São mais de 60 projetos em 20 meses para resgatarmos a cultura empreendedora do município. Os prefeitos que aderem têm a vantagem de contar com o apoio do nosso conselho, que traz uma grande capacidade de conhecimento para que possamos fazer o desenvolvimento sair dos pequenos municípios e termos com isso uma economia forte”.

(Conselho deliberativo se reuniu na ocasião / foto: assessoria)

O prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina, mencionou a importância do município para Mato Grosso do Sul, devido à divisa com o Estado de São Paulo e outros fatores logísticos. “Bataguassu tem potencial natural, mas era preciso estruturar a cidade, e fizemos isso nas áreas de Saúde, Educação, Infraestrutura. A cidade agora está focada em fortalecer o ambiente de negócios, preparando o município para receber novos investimentos”, disse.

Segundo dados divulgados pela Prefeitura, Bataguassu ocupa o 17º IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de MS e possui mais de 23 mil habitantes. Para a atuação do Cidade Empreendedora, implantado em setembro do ano passado, a população definiu o eixo do Turismo como prioritário, com foco na pesca. Desde então, ações foram realizadas para estruturar a atividade turística na região, como a construção de píeres para receber turistas e o Balneário Municipal, ainda em fase de obras.

Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae que integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, para estimular a economia local e desenvolver os municípios. Mais informações no site www.sebraecidadeempreendedora.com.br/