tce janeiro
SENAR 26/01
Menu
quarta, 26 de janeiro de 2022 Campo Grande/MS
Economia

Dilma se diz otimista com superação da crise e fará ajustes para seguir adiante

15 setembro 2015 - 16h26Por Agência Brasil

Um dia após o anúncio de novas medidas fiscais para reequilibrar as contas, com redução de gastos e aumento de receitas, a presidenta Dilma Rousseff disse hoje (15) que está otimista com a superação da crise e que fará os ajustes para seguir em frente.

“Acredito que o Brasil tem todas as condições, e sou extremamente otimista no que se refere à superação das dificuldades que nós temos enfrentado. Sou otimista porque, nesses últimos anos, nós acumulamos um grande arsenal para reagir. O Brasil está passando por alguns problemas, é verdade. Mas ele é mais forte e maior que esses problemas”, disse a presidenta, em discurso, durante a entrega do 28º Prêmio Jovem Cientista, no Palácio do Planalto.

Dilma citou políticas de agricultura e de inclusão de microempreendedores como exemplos de bases para a recuperação da economia brasileira. “Temos conquistas que nós não vamos deixar atrás. Nós vamos fazer os nossos ajustes, e vamos seguir em frente”.

A presidenta voltou a criticar os que são pessimistas quanto à situação da economia brasileira, e disse que o momento é de união para ajudar o país a voltar a crescer. “Esse país é muito maior que os pessimistas de plantão querem fazer crer, esse país tem capacidade criativa e, sobretudo, quando estamos juntos somos capazes, sim, de superar desafios e dificuldades. Temos que nos dedicar de corpo e alma a construir a trajetória para o país voltar a crescer”.

Nova CPMF

Dilma defendeu a iniciativa do governo de propor a recriação de um tributo nos moldes da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CMPF), mas disse que a aprovação da medida depende do Congresso Nacional. “O governo não aprova a CPMF, quem aprova a CPMF é o Congresso."

A presidenta confirmou que a proposta do governo é que o tributo tenha alíquota de 0,2%, e seja integralmente repassado à Previdência. “Porque nós sabemos que este período tem uma depressão cíclica na Previdência, sempre é assim. A Previdência tem uma queda quando diminui a atividade econômica”, justificou.

“Essas medidas são necessárias, porque nós queremos tomá-las. Elas são necessárias, porque passamos por um momento em que é fundamental que saiamos dessa situação de restrição fiscal o mais rápido possível, para poder voltar a crescer, gerar os empregos necessários para o país”.

Segundo Dilma, o anúncio de medidas da reforma administrativa do governo, que prevê o corte de dez dos 39 ministérios, será feito até quarta-feira da semana que vem. Além de reduzir o número de ministérios, Dilma prometeu juntar órgãos federais e cortar cargos comissionados.

Prêmio Jovem Cientista


Dilma recebeu os vencedores do 28º Prêmio Jovem Cientista, que este ano teve como tema “Segurança Alimentar e Nutricional”, e premiou iniciativas de pesquisa e inovação de estudantes, mestre e doutores de vários estados do país.

A pesquisadora Bárbara Rita Cardoso, agraciada pelo estudo sobre os efeitos do consumo da castanha-do-Brasil na prevenção e no combate ao mal de Alzheimer, elogiou a premiação e cobrou mais recursos para a pesquisa no Brasil. “Só quem sabe ciência sabe o trabalho que dá, mas só quem ama entende o prazer que a ciência nos proporciona", disse. “Iniciativas como essa abrem portas para que cabeças frescas e jovens se engajem e impulsionem a ciência. É assim que podemos melhorar o mundo", completou.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, disse que a premiação reconhece o esforço, a disciplina e o espírito de renúncia dos jovens cientistas, além de evidenciar a ciência a serviço do desenvolvimento humano, do progresso e da elevação do padrão de vida da sociedade. "Precisamos da ciência e da pesquisa para a boa formação da nossa população, das nossas crianças e para a soberania científica e tecnológica do Brasil".

Leia Também

Geral
Médica é encontrada morta dentro de Pronto Socorro em São Paulo
O corpo de Ana foi encontrado durante o plantão da profissional no Pronto Socorro Central de Cubatão
Secretaria de saúde corta janta de profissionais que atuam no combate a Covid em Ribas
Interior
Secretaria de saúde corta janta de profissionais que atuam no combate a Covid em Ribas
Motociclista que se envolveu em acidente precisa de doação de sangue (vídeo)
Campo Grande
Motociclista que se envolveu em acidente precisa de doação de sangue (vídeo)
Casos de crianças infectadas pela covid dobraram em Mato Grosso do Sul
CORONAVÍRUS
Casos de crianças infectadas pela covid dobraram em Mato Grosso do Sul