Em março, o índice de famílias endividadas em Campo Grande voltou a subir, cerca de 10% se comparado com fevereiro deste ano. Conforme os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o nÚmero de pessoas atingiu 71,2%, em fevereiro esse índice era de 68,7%.
A pesquisa levou em consideração famílias que têm contas parceladas como cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimo pessoal, prestações de carro e seguros.
Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio), Edison Araújo, os dados mesmo possuindo uma elevação é considerado positivo. “O índice reflete o aumento do nível de consumo atual. Um dado importante é que o percentual de famílias com contas em atraso diminuiu de 37,4% a 35,3%”, avalia.
Por outro lado, desta vez 12,9% disseram que não terão condições de honrar os compromissos, ao passo em que fevereiro eram 11,7%.A pesquisa mostra que, em relação ao principal tipo de dívida o cartão de crédito representa 64,2%, os carnês, 41,5% e financiamentos de carro 15,6%.









