A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

Busca

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Economia

06/07/2016 12:16

A+ A-

Faturamento da indústria cai 3,8% em maio, mostra CNI

06/07/2016 às 12:16 |

Agência Brasil

O faturamento real da indústria caiu 3,8% e as horas trabalhadas na produção recuaram 3,6% em maio na comparação com abril, informou hoje (6) a Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a pesquisa Indicadores Industriais de maio, com a queda no mês analisado, as horas trabalhadas na produção alcançaram o menor nível desde 2003, quando começou a série histórica.

Segundo a confederação, o faturamento real na indústria teve retração de 12,2% e as horas trabalhadas caíram 10,1% de janeiro a maio deste ano, na comparação com o mesmo período de 2015.

A utilização da capacidade instalada em maio ficou em 77% (queda de 0,1 ponto percentual) – valor praticamente estável na comparação com abril. De acordo com a CNI, trata-se do menor percentual registrado desde o início da série histórica, em 2003.

A CNI informou que, com a ociosidade recorde, vendas e produção em queda, a indústria reduziu ainda o quadro de empregados. Conforme mostra a pesquisa, o emprego no setor caiu 0,8% em maio em relação a abril e atingiu o menor nível desde fevereiro de 2006. A queda acumulada de janeiro a maio foi de 9,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

O levantamento também mostra que a massa real de salários (total de salários pagos na indústria) diminuiu 1,7% em maio, e o rendimento médio dos trabalhadores no setor recuou 1% de abril para maio.


Ciclo recessivo

A CNI destaca que o ciclo recessivo na indústria de transformação persiste, e a atividade industrial permanece em queda. “O ciclo recessivo que domina a indústria há mais de dois anos continua. O mercado de trabalho segue deteriorado”, disse o gerente executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco. “O grau de confiança ainda não é suficientemente forte para a retomada da economia. Há dificuldades no lado fiscal com déficit no setor público com magnitude muito forte. Medidas para reverter esse quadro são fundamentais.”

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024