O frigorífico Minerva Foods, localizado em Batayporã, cidade distante 313 quilômetros de Campo Grande, amanheceu com as portas fechadas, nesta quarta-feira (01). O encerramento das atividades de gerar mais de 700 demissões, além de impactar de forma negativa a economia local e regional.
De acordo com o site Nova News, desde as primeiras horas desta quarta-feira (01), uma intensa movimentação foi percebida nas dependências da unidade, no momento em que os funcionários recebiam a informação sobre o encerramento das atividades da indústria.
Algumas viaturas policiais foram acionadas de forma preventiva, como forma de garantir a manutenção da ordem no local, em caso de algum tipo de manifestação ou protesto que, porventura, pudesse ocorrer.
De acordo com os responsáveis pela empresa, a decisão de encerrar a operação na cidade foi inevitável à medida que representa uma readequação das operações da companhia no Brasil como forma de obter melhorias de eficiência em rendimento, economia de custos por aumento da otimização da capacidade instalada e incremento de rentabilidade por reequilíbrio geográfico de suas operações.
Através de nota, a empresa afirma que estão garantidos todos os direitos trabalhistas dos funcionários da planta que forem desligados e que não deixará nenhuma pendência financeira com os colaboradores, com o Estado de Mato Grosso do Sul e com a cidade de Batayporã. Ainda no documento, o Minerva agradece o apoio recebido das autoridades locais, regionais e estaduais durante o período em que se manteve em atividade.
Recentemente, no último mês de março, o Minerva havia dado férias coletivas aos seus funcionários, o que gerou clima de insegurança, uma vez que o frigorífico é um dos principais geradores de empregos de Batayporã.
Após 30 dias de férias coletivas, as atividades foram retomadas, porém, nas últimas horas, houve a confirmação oficial de que a unidade encerrará suas atividades. Na mesma planta, hoje ocupada pelo Minerva, já atuaram anteriormente outras empresas, como Frigonostro, Friporã, Margen e Independência.







