Dos pouco mais de 8,2 mil habitantes de Japorã, localizado na região sudoeste de Mato Grosso do Sul, 80% vive na área rural e se dedica a prática da agricultura familiar e produção leiteira. Ou seja, a área urbana do município é habitada por pouco mais de 1,5 mil pessoas.
Para atender as demandas de do setor rural, que predomina no município, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ofereceu 136 capacitações ano passado, além de qualificar seis turmas do programa NCR - Negócio Certo Rural. O resultado pode ser percebido na certificação de 230 trabalhadores realizada nesta quarta-feira (4), em uma cerimônia no Centro de Convivência da 3ª Idade João Mota Marinho, no distrito de Jacareí.
Na avaliação da supervisora regional do Senar, Verônica Guglielmi, a participação expressiva da população nos cursos é resultado de uma parceria envolvendo poder público, sindicato e associações dos assentamentos da região. “O trabalho conjunto do Senar, Prefeitura, Sindicato Rural de Mundo Novo e também das lideranças dos agricultores familiares alcançou resultados expressivos para região. A receptividade foi tão positiva que já nos solicitaram a realização de 50 novos cursos”, destacou.
Entre as qualificações oferecidas no município estão Informática básica e avançada, Manejo de Pastagens, Inseminação Artificial, Instalação de Cerca Elétrica, Operação e Manutenção de Ordenheira Mecânica, Criação de Bezerras e Novilhas para produção de leite, Fabricação Caseira de Pães, Bolos e Biscoitos, Derivados do Leite, entre outros.