Menu
quarta, 28 de outubro de 2020
Economia

Marketing de rede conquista colaboradores e quer perder estigma de estelionato

Vendas

28 novembro 2013 - 18h22Por Aline Oliveira

O sistema de Vendas Diretas teve um crescimento de 212% na última década, porém ainda é confundido com o sistema de pirâmide financeira. A atividade é reconhecida e regulamentada profissionalmente e o Brasil apresenta o quarto maior mercado mundial, além de oferecer oportunidade de trabalho para 4,3 milhões de brasileiros.

 

De acordo com o distribuidor independente da essência UP, Michael Alves do Santos, o que o motivou a trabalhar com vendas diretas foi a oportunidade de conseguir uma renda extra. O resultado foi tão positivo que há um ano e meio o empresário atua na comercialização de perfumes provenientes de essencias mundialmente conhecidas.


"Como a maioria das pessoas que começam a trabalhar em vendas diretas eu buscava uma renda extra. Além disso escolhi um produto de grande aceitação entre os cosumidores que é o perfume. Para se ter uma ideia, o Brasil é o maior mercado consumidor de perfumes no mundo e o segundo de comésticos", esclareceu.


Já o sistema de pirâmide financeira é um modelo comercial não sustentável que depende basicamente do recrutamento progressivo de outras pessoas para o esquema. A principal falha do esquema é que não há benefício final, o dinheiro simplesmente percorre a cadeia de pessoas e somente o idealizador e o grupo inicial ganham, trapaceando os seus seguidores. Na maioria das vezes, os organizadores tiram vantagem da confusão com negócios autênticos, para fazer dinheiro fácil.


Definição - Cabe destacar que o sistema de venda direta acontece por meio da revenda de produtos e serviços em três níveis de compensação: marketing mononível, binível e multinível, ou como é mais conhecido o marketing de rede. A diferença do modelo mononível para o multinível é que no segundo, além de revender, o profissional indica outras pessoas que também comercializam o produto e recebem parte da receita da empresa.


Na avaliação de Santos, o crescimento do marketing de rede vem aumentando em função do método de trabalho. "O segredo da venda neste segmento é a propaganda pessoal e direta, sem contar treinamento que qualifica os profissionais. Os exemplos de maiores sucesso são a Polishop, Herbalife e no Brasil, a UP Essências", declarou.


A melhor definição sobre o que é o verdadeiro modelo de markteing multinível é feita pela diretora-presidente da ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas), Lucilene Prado. "É uma forma de canal de distribuição, no qual a empresa fornecedora do bem ou serviço os comercializa por meio de um conjunto de distribuidores independentes cadastrados, que por sua vez, revendem aos consumidores finais", destacou.


Segundo a representante da ABEVD é um modelo similar ao sistema atacarejo, no qual atacadistas (distribuidores) comercializam produtos a comerciantes varejistas (outros distribuidores) e ao consumidor final, que se cadastram como membros do comércio. "A diferença é que na venda direta multinível não existe a necessidade de inventário de produtos como em lojas físicas e, sim, o contato pessoa a pessoa, para se promover a venda, explicar as características e benefícios e zelar pela satisfação do cliente", considerou.


Em 2012, o volume de negócios feitos por meio de vendas direta alcançou R$ 38,8 bilhões com crescimento de 13,1%, se comparado ao ano de 2011. O Brasil é responsável por 9% do volume global de vendas diretas no mundo ficando atrás somente dos Estados Unidos, Japão e China.

 

Leia Também

Sinpol apoia combate à covid e vai fazer testes em policiais no feriadão em Bonito
Cidades
Sinpol apoia combate à covid e vai fazer testes em policiais no feriadão em Bonito
Juiz nega recurso e mantém candidatura do PCO barrada em Campo Grande
Cidade Morena
Juiz nega recurso e mantém candidatura do PCO barrada em Campo Grande
Apesar da promessa, governo diz que não tem previsão de pagar 13º do Bolsa Família
Geral
Apesar da promessa, governo diz que não tem previsão de pagar 13º do Bolsa Família
Em horário noturno, candidatos citam distritos e corredor de ônibus em Campo Grande
Cidade Morena
Em horário noturno, candidatos citam distritos e corredor de ônibus em Campo Grande