sexta, 23 de janeiro de 2026

Busca

sexta, 23 de janeiro de 2026

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Economia

15/10/2014 18:00

Onda de calor começa a impactar no bolso do sul-mato-grossense

Onda de calor

O calor que vem incomodando há mais de uma semana e que não tem previsão para dar uma trégua para os campo-grandenses irá causar uma surpresa desagradável ao receber a conta de luz no final do mês. A Energisa divulgou um comunicado nesta quarta-feira (15), registrando pela primeira vez na história de Mato Grosso do Sul uma demanda de energia elétrica superior a 1.000 MW, ocorrida ontem (14) às 14h.

 

A demanda de energia representa o registro do nível de atividades no Estado e o seu crescimento é relacionado as necessidades da utilização de ar condicionado, ventiladores e umidificadores de ar para amenizar as temperaturas que já chegaram a atingir 42ºC.

 

O analista de Suporte, Antônio Tito Pelicho Fernandes, de 25 anos, revela que por não ter ar condicionado em casa, ele e sua mãe estão recorrendo aos bons e velhos ventiladores, sendo que dois desses aparelhos são utilizados só por ele.

 

"Desde a última semana são três ventiladores ligados o tempo inteiro aqui em casa e espero que os três aparelhos continuem dando conta do recado. Sei que vamos ter uma surpresa não muito agradável quando a conta de luz chegar, mas deve vir a conta deve vir mais cara de 30 a 40%. Mas não tem jeito, esse é o preço a se pagar para ter menos desconforto com esse calor terrível que estamos passando", afirma o analista.


Pessoas carregando ventiladores novos se tornou uma cena comum no centro. Foto: Deivid Correia

Conta de luz deve assustar consumidores. Foto: Deivid Correia

 

Já para a enfermeira de 29 anos, Juciane Correia Vanderley Tutes que conta com três aparelhos de ar condicionado em casa, o conforto de ter uma temperatura mais amena dentro de casa já começou a pesar no bolso, no entanto, a família começou a economizar em outras coisas para poder ter o ar ligado "direto".

 

"De dois meses pra cá, estamos usando o ar condicionado que temos na sala com mais frequência e consequentemente, nesse período veio um aumento de 60% na conta, o que representa um aumento de 80 reais. Mas com certeza é um conforto, ainda mais por causa da minha bebê de um aninho", conta Juciane.

 

Mesmo com o aumento da demanda de energia, os técnicos da Energisa afirmam que as instalações da empresa, linhas de transmissão e subestações, estão em condições de atender às previsões de crescimento da demanda, com segurança, em função das muitas obras executadas pela empresa nos últimos anos. A preocupação maior está concentrada nas condições hidrológicas do país, já que a falta de chuvas está prejudicando o sistema de geração das usinas hidrelétricas nas
diversas regiões.

 

A empresa ainda revelou que pretende investir até 2017, cerca de R$750 milhões, contribuindo assim na geração de obras, empregos e renda e conforto para a população sul mato-grossense.

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias