Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Economia

Plantio do milho chega 87% e, colheita de soja, a 93%, segundo Aprosoja/MS

30 março 2016 - 12h59Por Fonte: Assessoria de Imprensa Aprosoja/MS

Dados do último dia 25 de março, sexta-feira, obtidos em levantamento feito pelas equipes do Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de MS), apontam que 93% da área plantada de soja no Estado já foi colhida e, 87,7% do plantio de milho, já realizado.

 

Ainda há atraso na colheita, de cerca de 5,5%, em relação ao mesmo período do ciclo passado. As informações foram divulgadas na Circular Técnica n° 151, da Casa Rural.

 

Avanço

A região sudeste/sudoeste do Estado está com a colheita mais avançada, com porcentagem média de área colhida em torno de 96,6%. Essa região compreende os municípios de Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Bonito, Caarapó, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Itaporã, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã, Rio Brilhante e Vicentina.

 

Dessas cidades, 10 já concluíram a colheita, ou seja, o processo já atingiu 100% das lavouras. Esse é o caso de Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Juti, Laguna Carapã, Naviraí e Vicentina.

 

Já a região centro/norte está com 81,8% de sua área colhida. Essa região compreende os municípios de Bandeirantes, Camapuã, Campo Grande, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora e Terenos.

 

Atraso

A colheita desta safra, conforme o levantamento do Siga MS, permanece atrasada quando comparada às últimas três safras.

 

O atraso de porcentagem de área colhida no Estado, com relação à safra 2014/2015, é de aproximadamente 5,5% para a data de 25 de março. Grande parte deste atraso se refere à região norte.

 

No entanto, durante a última semana, as condições climáticas contribuíram para uma evolução da colheita nesta reta final. Por isso, a colheita evoluiu aproximadamente 8,7% em Mato Grosso do Sul, ou seja, mais de 210 mil hectares foram colhidos neste período.

 

A estimativa de área plantada no Estado, para a safra 2015/2016, é de 2,5 milhões de hectares, acréscimo de 8% se comparado ao ciclo anterior. Apesar do aumento de área, a produção está estimada em 7,5 milhões de toneladas e a produtividade deve manter-se na média de 50sc/ha.

 

Plantio do milho

As informações do dia 25 de março, colhidas pelos técnicos do Siga MS, também apontam que 87,7% da área de milho já iniciou o plantio. Para o milho 2ª safra 2015/2016 a estimativa é que o Estado plante área de 1,79 milhão de hectares. A projeção é que o volume de grãos supere os 9,5 milhões de toneladas.

 

A região sul está com o plantio mais avançado, seguindo as porcentagens de colheita da soja, com porcentagem média de área plantada em torno de 92,3%. Já a região centro está com 81% de área plantada e, a região norte, com 68,1% de sua área plantada.

 

Na comparação com a mesma data da safra de milho 2014/2015, o plantio desse grão registra atraso no presente momento. Por causa disso, há risco de não ser concluído o plantio de 100% da área estimada. Isso quer dizer que há a possibilidade, portanto, risco ainda não confirmado, de que cerca de 6% das áreas estimadas para plantio do milho não sejam plantadas devido ao atraso na semeadura.

 

Na última semana, no entanto, a evolução do plantio foi de aproximadamente 13% no Estado, ou seja, cerca de 230 mil hectares foram plantados neste período. Quinze dias após o fim do período estabelecido pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático, Portaria Nº 236, de 21 de dezembro de 2015, aproximadamente 12% da área no Estado ainda não foi plantada.

 

Informações completas

Segundo o zoneamento, as melhores condições para semeadura da cultura do milho 2ª safra 2015/2016 em Mato Grosso do Sul encerraram no dia 10 de março. No entanto, segundo o analista de grãos do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) Leonardo Carlotto, pode-se considerar como período ideal de plantio até o dia 15 de março.