TJMS JANEIRO
Menu
quinta, 20 de janeiro de 2022 Campo Grande/MS
Economia

Prefeitura nega atraso e promete adiantar repasse para Santa Casa evitar greve

Trabalhadores da enfermagem prometem entrar em greve se continuarem sem receber

10 janeiro 2022 - 14h43Por Diana Christie e Dany Nascimento

Diferente do que diz a Santa Casa, a prefeitura de Campo Grande garante que os repasses municipais estão em dia e ainda promete adiantar a parcela de janeiro para evitar a greve dos profissionais de enfermagem, prevista para começar a amanhã (11).

“Não há nenhum repasse em atraso a ser feito pelo hospital. Nesta manhã foi depositado no fundo municipal de saúde o valor do pré-fixado nacional e estadual, a ser pago até o dia 31 deste mês para a instituição, desta forma nos próximos dias o repasse deverá ser feito, de forma antecipada, visto que o valor é relativo ao mês corrente”, diz a assessoria.

A categoria planeja cruzar os braços por conta do atraso no pagamento do salário. A informação foi confirmada pelo presidente do Siems (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Lázaro Santana.

“Passou o quinto dia útil e o salário dos trabalhadores não foi depositado. Questionamos o hospital sobre a falta do repasse e informaram que não receberam da prefeitura. Consideramos o salário uma verba alimentícia, os trabalhadores não podem ficar sem receber”, diz o presidente.

Para garantir o atendimento mínimo, apenas 30% dos profissionais vão continuar trabalhando.

O que diz o hospital

Mais cedo, o hospital alegou que “ainda aguarda o repasse do Poder Público, através do Fundo Nacional de Saúde (FNS), que está em atraso em vários estados do país”.

“Reiteramos que todas as questões internas para o processamento da folha das categorias estão prontas, pendente apenas da liberação do recurso. Em relação à possível greve, ressaltamos que a Instituição não foi notificada oficialmente sobre a ação por nenhum sindicato, mas que todos eles já haviam sido notificados sobre a situação desde a última sexta-feira, dia 7”, informou a assessoria.