Menu
Busca quinta, 28 de maio de 2020
camara municipal
Economia

Quitação de débitos do Serasa animam consumidores

Renegociação

10 outubro 2013 - 09h00Por Ana Rita Chagas

A dona de casa Simone Reis Rodrigues, 22 anos,  contraiu um empréstimo bancário há três meses. Há um mês deixou de pagar a dívida e agora integra  na lista de pessoas com débitos no Serasa. " O valor não é tão alto, mas não tive como pagar", afirma.

A situação da dona de casa não é a única. Para solucionar o problema de  muitos consumidores, o serviço da Serasa Experian e a Boa Vista Serviços administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito vão permitir, a partir do dia 14 de outubro, negociação de débitos pela internet. Os acordos poderão ser feitos até o dia 20 e atenderá gratuitamente clientes de todo país.

O corretor de imóveis, Antônio Silva Filho, 57 anos, comemora a iniciativa, já que há seis meses está sem crédito na praça. " Estou endividado da cabeça aos pés. Fiz compras e não pude arcar com os compromissos. Essa negociação das dívidas vai ajudar muito as pessoas que estão com essa dificuldade", diz.  


Gerenciamento - Segundo o economista Tiago Queiroz de Oliveira, após a quitação das dívidas o ideal é que o consumidor organize um perfil de gastos para evitar novos transtornos financeiros. " A orientação é para que se evite o uso de cartão de crédito, cheques, já que a pessoa não consegue ter um controle.O problema é que muitos consideram o cartão uma renda extra, quando na verdade é ele é apenas um meio de pagamento", alerta o economista.

A pensionista  Maria de Lourdes,73 anos, comunga das orientações de Tiago Queiroz. " Não faço compromissos além da minha renda, sempre tive em mente que a melhor coisa é ter o nome limpo na praça", coloca.

Segundo a Serasa Experian, o Feirão Limpa Nome Online faz parte do Limpa Nome Online, serviço gratuito e aberto para os cidadãos em tempo integral. Lançado no ano passado, o Limpa Nome Online conta com a participação de cerca de 60 empresas de diferentes setores.

Caso o consumidor não possua débito em aberto com nenhuma das empresas participantes do Feirão, ele ainda pode verificar a existência de pendências com as outras companhias participantes do Limpa Nome Online e igualmente negociar suas dívidas. O "Mutirão Online Acertando suas Contas", da Boa Vista Serviços (administradora do SCPC), vai de 14 de outubro até 14 de dezembro. Para participar, o consumidor deverá acessar o site do serviço, fazer seu cadastro e consultar o seu CPF. Se houver dívidas registradas no nome do consumidor, ele terá acesso a propostas exclusivas para a renegociação.


 

Leia Também

Mesmo aposentado, idoso que morreu carbonizado mantinha rotina de trabalho
Cidades
Mesmo aposentado, idoso que morreu carbonizado mantinha rotina de trabalho
Brasil tem 24.945 mortes pelo coronavírus
Saúde
Brasil tem 24.945 mortes pelo coronavírus
Youtuber devolve criança autista adotada
Geral
Youtuber devolve criança autista adotada
Parceria com BNDES pode garantir novos investimentos no sistema de abastecimento de água em MS
Cidades
Parceria com BNDES pode garantir novos investimentos no sistema de abastecimento de água em MS