A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

Busca

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Economia

10/10/2013 09:00

A+ A-

Quitação de débitos do Serasa animam consumidores

Renegociação

10/10/2013 às 09:00 |

Ana Rita Chagas

A dona de casa Simone Reis Rodrigues, 22 anos,  contraiu um empréstimo bancário há três meses. Há um mês deixou de pagar a dívida e agora integra  na lista de pessoas com débitos no Serasa. " O valor não é tão alto, mas não tive como pagar", afirma.

A situação da dona de casa não é a única. Para solucionar o problema de  muitos consumidores, o serviço da Serasa Experian e a Boa Vista Serviços administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito vão permitir, a partir do dia 14 de outubro, negociação de débitos pela internet. Os acordos poderão ser feitos até o dia 20 e atenderá gratuitamente clientes de todo país.

O corretor de imóveis, Antônio Silva Filho, 57 anos, comemora a iniciativa, já que há seis meses está sem crédito na praça. " Estou endividado da cabeça aos pés. Fiz compras e não pude arcar com os compromissos. Essa negociação das dívidas vai ajudar muito as pessoas que estão com essa dificuldade", diz.  


Gerenciamento - Segundo o economista Tiago Queiroz de Oliveira, após a quitação das dívidas o ideal é que o consumidor organize um perfil de gastos para evitar novos transtornos financeiros. " A orientação é para que se evite o uso de cartão de crédito, cheques, já que a pessoa não consegue ter um controle.O problema é que muitos consideram o cartão uma renda extra, quando na verdade é ele é apenas um meio de pagamento", alerta o economista.

A pensionista  Maria de Lourdes,73 anos, comunga das orientações de Tiago Queiroz. " Não faço compromissos além da minha renda, sempre tive em mente que a melhor coisa é ter o nome limpo na praça", coloca.

Segundo a Serasa Experian, o Feirão Limpa Nome Online faz parte do Limpa Nome Online, serviço gratuito e aberto para os cidadãos em tempo integral. Lançado no ano passado, o Limpa Nome Online conta com a participação de cerca de 60 empresas de diferentes setores.

Caso o consumidor não possua débito em aberto com nenhuma das empresas participantes do Feirão, ele ainda pode verificar a existência de pendências com as outras companhias participantes do Limpa Nome Online e igualmente negociar suas dívidas. O "Mutirão Online Acertando suas Contas", da Boa Vista Serviços (administradora do SCPC), vai de 14 de outubro até 14 de dezembro. Para participar, o consumidor deverá acessar o site do serviço, fazer seu cadastro e consultar o seu CPF. Se houver dívidas registradas no nome do consumidor, ele terá acesso a propostas exclusivas para a renegociação.


Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024