Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Economia

Showtec traz espaço para agricultores familiares em MS

15 dezembro 2015 - 08h43Por Assessoria

De acordo com dados do Sebrae, cerca de 90% dos hortifrútis comercializados pela Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa) vem de fora do Estado. Para incentivar a agricultura familiar e preparar pequenos agricultores para essa demanda, o Sebrae conta com o projeto Produção Agroecológica integrada e Sustentável (Pais). O projeto estará presente, pelo terceiro ano consecutivo, em mais uma edição do Showtec, que acontece em Maracaju, de 20 a 22 de janeiro de 2016.

"É um momento importante de apresentar ao produtor as novas tecnologias, além de contar com a orientação de um técnico que esclarece dúvidas e apresenta as novas possibilidades para a produção", disse a analista técnica do Sebrae/MS, responsável pelo projeto, Roberta Marca. Pelo projeto, as comunidades atendidas recebem orientações sobre a prática da agricultura orgânica por meio de um processo produtivo sem o uso de agrotóxicos.

“No Showtec, o produtor rural vai conhecer essas técnicas e receber informações de como ele também pode aplicar em sua propriedade. Trata-se de mais uma forma de diversificação de renda e produção”, apontou o diretor-executivo da Fundação MS, Alex Melotto.

O Showtec é considerado uma das principais feiras de difusão de tecnologias agropecuárias do País. Para 2016, o tema do evento será “Tecnologia é o nosso negócio”. Por meio dos cerca de 130 expositores, o evento espera aproximar o público das novidades tecnológicas existentes no mercado, visando maior produtividade, com foco na sustentabilidade.

Os participantes poderão contar com discussões sobre os principais desafios para a cultura de soja e milho safrinha, além da forte presença da pecuária, além de palestras sobre: variedades de soja e milho, consórcio e cultivo de soja em plantio direto, conservação e manejo de solos.

Sobre o Showtec

Destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, o Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

O evento é realizado pela Fundação MS e tem como principais promotores o Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e conta com o apoio do Sindicato Rural de Maracaju, Prefeitura Municipal de Maracaju, Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio a Pequena e Micro Empresas), Senar MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul), Embrapa Gado de Corte, Embrapa Agropecuária Oeste, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Sicredi Celeiro – Maracaju e Fundect (Fundação de Apoio do Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul).