sábado, 24 de janeiro de 2026

Busca

sábado, 24 de janeiro de 2026

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Economia

há 11 anos

Soja Safrinha é tema de giro no Showtec 2015

Agronegócio

22/01/2015 às 19:00 |

Assessoria

Os riscos de plantio da soja safrinha foram tema do giro tecnológico da 19ª edição do Showtec, que segue em Maracaju até esta sexta-feira (22). O giro foi comandado pelo engenheiro agrônomo e pesquisador da Fundação MS, José Fernando Jurca Grigolli.

“Quando se planta soja sobre soja, temos menor tolerância da planta às secas e veranicos, há maior degradação física do solo e ocorrência antecipada de pragas como a falsa-medideira, largarta Helicoverpae o percevejo marrom da soja, com maior dificuldade para controle dessas pragas e aumento do número de aplicações de inseticidas, inviabilizando o custo de produção”, alertou Grigolli.

Outro problema apontado pelo pesquisador também decorre da intensificação do uso de fungicidas e inseticidas. “Ao longo das safras, haverá redução de sua eficiência já que a utilização será feita sempre em intervalos muito curtos”, esclarece. O plantio da soja sem o consorcio com o milho, por exemplo, também reduz o aporte de matéria orgânica no solo. “O consorcio com o milho incrementa a palha no solo, possibilitando elevação dos níveis de produtividade da soja. Com a retirada da palha e plantios sequenciais de soja, teremos um solo cada vez mais pobre, com menor capacidade de retenção de água”, complementa.  

Na sexta-feira, os giros tecnológicos terão sequencia no Showtec. Pela manhã, os participantes poderão ter acesso a informações sobre variedades de soja, controle biológico, além de conceitos e de como evitar a compactação de solos.

Sobre o Showtec

Destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, o Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

O evento, que segue até o dia 23 de janeiro de 2015, em Maracaju (MS), é realizado pela Fundação MS, tem como promotores o Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), e patrocinadores Bayer CorpScience, Dow AgroSciences, Caixa e Prefeitura de Maracaju, além de contar com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio a Pequenas e Micro Empresas) e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) como patrocinadores institucionais.

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias