Encerra nesta quinta-feira (29) o prazo para sacar o abono salarial de até R$ 1.212 do PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2020. Para trabalhadores com vinculação ao PIS (setor privado), o pagamento é administrado pela Caixa Econômica Federal, já quem é vinculados ao Pasep (setor público), o benefício é transferido pelo Banco do Brasil.
Como saber se eu tenho direito ao benefício?
Além de ter recebido até dois salários mínimos mensais em 2020, o trabalhador precisa estar inscrito no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos. Também é necessário que o empregador tenha informado os dados do funcionário corretamente ao governo.
Para quem é vinculado tanto ao PIS quanto ao Pasep, as informações podem ser consultadas pela Central Alô Trabalho (telefone 158) ou digitalmente, pela Carteira de Trabalho Digital, disponível nas principais lojas de aplicativos.
Para quem é vinculado somente ao PIS, é possível acessar as informações pelos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem. Já para quem atua apenas no serviço público, o Banco do Brasil oferece as informações pela internet e pela central de atendimento telefônico (4004 0001 para capitais e regiões metropolitanas ou 0800 729 0001 para o interior).
No caso de trabalhadores vinculados ao Pasep, o benefício é concedido via Banco do Brasil. Quem tem conta na instituição recebe o crédito de maneira automática. Já os que não têm conta no BB podem sacar o valor via TED, sem custos, em terminais de atendimento do banco ou pela internet.
O PIS, por sua vez, é transferido ao trabalhador pela Caixa Econômica Federal. Os pagamentos são realizados, prioritariamente, via crédito em conta para quem é cliente do banco – a regra vale tanto para correntistas como para quem tem conta Poupança Social Digital.
Se o trabalhador não sacar o abono salarial até esta quinta-feira, o dinheiro volta automaticamente para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). Para receber o abono depois disso, o trabalhador deverá entrar com recurso junto ao Ministério do Trabalho e Previdência para que o valor seja liberado novamente no ano que vem.